Temáticas

A extensão universitária construída no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social se caracteriza pela  interação com segmentos sociais  desenvolvendo uma permanente troca de saberes.  A articulação da Extensão, proporcionando a diversidade da convivência compartilhada, com a Pesquisa, fornecendo as ferramentas teóricas, e com o Ensino, materializado na leitura da palavra e na leitura do mundo, caracteriza essa extensão.

E o resultado é  o conhecimento: processo constante, interativo e de formação permanente.

As ações promotoras do conhecimento produzido no campo do desenvolvimento social, requerido pela extensão, passam pelo crivo da “reflexão-na-ação”. Pois na Extensão Universitária estamos diante de uma estética de intervenção social onde  as comunidades são beneficiadas na medida em que a Universidade se coloca como ator social passível de mudanças.

Com esta orientação, os Programas, Projetos e Ações de Extensão desenvolvidos são organizados através de quatro temáticas:

 

TEMÁTICA TEMPOS E TERRITÓRIOS

Como nominar a época em que estamos vivendo? Sinalizada pela globalização, metáfora de lugar, de velocidade, de totalidade. Como“captar” este momento histórico? A incógnita  promovida pela dificuldade de desvelar o que virá, mas principalmente entender o que está acontecendo, é pensada nesta temática que proporciona espaços de convivência entre a comunidade acadêmica e diferentes comunidades da sociedade. Os estudantes, professores e técnicos estarão envolvidos com as comunidades, no sentido de “viver” e “conviver” sob as condições que os cercam, tendo como ponto de partida os saberes que cada um possui. Esta dinâmica possibilita, além da troca das experiências, a sistematização  do aprender e o do ensinar.

 

TEMÁTICA EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE

A reflexão sobre Educação na Diversidade não diz respeito apenas ao reconhecimento da diferença. Significa pensar a relação entre o eu e o outro nos espaços socioculturais em que as diferentes presenças se encontram. Significa também refletir sobre estas presenças na escola, na Universidade e na sociedade brasileira e sua relação com as transformações políticas, econômicas e socioculturais nos e dos tempos que vivemos.

  

TEMÁTICA FRONTEIRAS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Os temas “transcendentes” que  suscitam atenção dos setores da sociedade, são conectados nas atividades desta temática. Estas atividades pretendem refletir sobre a complexidade do ato formativo e dos processos de aprendizagem e ensino; construir espaços de geração de conhecimento, que propiciem um debate sobre a necessidade de  sistematizar processos de formação para os diferentes coletivos que constroem o desenvolvimento social no campo e na cidade.

 

TEMÁTICA MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

Os projetos e as ações ligadas aos registros da extensão são trabalhadas nesta temática através das publicações, do arquivo permanente, de exposições, seminários e debates relacionados ao patrimônio cultural. Essa temática tem interconexões profundas e sistemáticas com as outras e “alinhava” os segmentos  (na sociedade e na cultura) no desenvolvimento social.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs