Mostra Interativa do 20º Salão de Extensão

O Salão de Extensão é um evento anual, durante o qual são expostas e discutidas as atividades de extensão universitária da UFRGS. A partir de sua 12ª edição, tem integrado o Salão UFRGS, que articula as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade em um único grande evento. A 20ª edição do Salão de Extensão, integrado ao Salão UFRGS 2019, acontecerá de 21 a 25 de outubro, com o tema “Universidade: presente!”. 

Uma das modalidades do Salão de Extensão é a Mostra Interativa, que tem como proposta o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências entre os acadêmicos, comunidades envolvidas e o público visitante. Neste ano, a Mostra estará localizada em frente ao prédio do Instituto de Letras, no Campus do Vale. Sua abertura ocorrerá dia 21, às 14h, ficará disponível para visitação de terça (22) a quinta (24), das 9h às 17h, e no dia 25, das 9h às 12h. 

Haverá também um espaço para compartilhamento de atividades do qual participarão alguns projetos que estarão expondo e também os projetos Flautarium 20 Anos, coordenado pela professora Lúcia Carpena, e Ações Performáticas Afirmativas 2019, coordenado pela professora Celina Alcântara.

Abaixo a relação dos projetos que estarão representados na Mostra Interativa do 20º Salão de Extensão.  

ADAAC - Associação de Defesa Animal e Ambiental do Campus do Vale

O projeto Bichos do Campus busca diminuir os problemas causados pelo abandono de animais e fará exposição das atividades desenvolvidas pelos voluntários e dos animais que estão disponíveis para adoção.  Os voluntários também estarão à disposição para conversar sobre o controle de zoonoses, a adoção responsável e a importância do controle populacional dos animais domésticos através da esterilização.

Coordenadora: Mara R. Ritter

 

Aplicações de Técnicas de Realidade Aumentada e Virtual no Ensino de Geologia

Com o uso dos recursos interativos, espera-se simplificar o entendimento dos processos de modificação da superfície terrestre, incentivando o estudo e a consciência ecológica. Os visitantes terão acesso a uma caixa com areia e poderão modelar da maneira que desejarem. A superfície modelada da caixa será processada em tempo real, gerando um mapa topográfico colorido, no qual as cores representam a altura do terreno. Esse mapa poderá ser observado na tela de um notebook ou sobre a própria areia. O utilizador também poderá visualizar a dinâmica de fluidos através de simulação de chuvas sobre o terreno, simplesmente colocando a sua mão sobre a areia, simulando uma nuvem. O usuário será incentivado a avaliar o impacto de diferentes índices pluviométricos sobre determinado relevo, bem como o risco de desastres naturais, inundações, secas, movimentos de massa e ação do ser humano.

Coordenador: Diego M. Marques

 

Direito e Fraternidade no Viaduto da Conceição

O objetivo geral do projeto é compartilhar aprendizagem significativa sobre cidadania e fraternidade tanto para população de rua, como para alunos da UFRGS, obtida em parceria com diversas forças sociais através  da vivência  concreta do trabalho com os Cozinheiros do Bem, na qual diversas pessoas da sociedade civil e  estudantes universitários engajam-se em atividade de alimentação embaixo do Viaduto da Conceição. O projeto irá expor seu trabalho mediante  atividades  narrativas (livros, folhetos e folders, workshops, experiências compartilhadas com grupos parceiros, tais como ONG AFASO/ Cozinheiros do Bem /Morrer de RIR/Movimento dos Focolares)  e interativas (como  o jogo do dado da paz,  mural de arte coletiva e livro coletivo) e irá compartilhar  respostas sobre as seguintes  perguntas:  O QUE É PARA VOCÊ A FRATERNIDADE? COMO VOCÊ PODERIA VIVER PELA FRATERNIDADE?

Coordenadora: Luciane C. Barzotto

 

EMAV - Escritório Modelo Albano Volkmer: Percursos do Projeto Participativo

O Escritório Modelo Albano Volkmer desenvolve projetos e ações junto a comunidades organizadas que não têm condições financeiras de contratar o trabalho do profissional arquiteto-urbanista. Uma vez acolhida, a comunidade passa a ser atendida por um grupo de trabalho que reúne estudantes interessados na ação social em questão e professores cuja experiência possa contribuir para a ação. São fornecidas infraestrutura e apoio a cada grupo. Ao término de uma atividade, o trabalho é divulgado dentro e fora da Universidade, almejando assim multiplicar este tipo de ação social.

Coordenador: Leandro M. V. Andrade

 

GEDELLI - Grupo de Estudos e Debates sobre Literaturas de Língua Inglesa

O Grupo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa tem por objetivo produzir materiais e promover atividades de apoio aos conteúdos didáticos desenvolvidos nas disciplinas de literaturas de língua inglesa, divulgando e compartilhando saberes. Na Mostra Interativa serão expostos materiais produzidos pelo projeto. Nossos vistantes estão convidados a participar de jogos de RPG e jogos de tabuleiro relacionados aos universos da alta idade média nas Ilhas Britânicas (culturas celta e anglo-saxã) e baixa idade média (dinastia Plantageneta e Lendas Arthurianas).

Coordenadora: Sandra S. Maggio

 

Horticultura Urbana: Promoção Socioeconômica e de Segurança Alimentar  

Este projeto de extensão universitária trabalha com o incentivo da produção de alimentos no meio urbano. Venha nos visitar na mostra Interativa do Salão de Extensão e conhecer o que fazemos, assim como aprender como cultivar o seu alimento em pequenos espaços ou como iniciar uma horta comunitária no seu bairro ou escola. Estaremos distribuindo mudinhas de hortaliças gratuitas para começar a sua horta. Venha nos conhecer!!!!

Coordenadora: Tatiana S. Duarte

 

Laboratório Escola Contraponto              

O Contraponto congrega doze empreendimentos de economia solidária, originários de POA e de cidades próximas. Ocupa espaço fixo, no Campus Centro da UFRGS, de convivência e de comercialização de produtos da economia solidária. É parte do Programa de extensão “Laboratório Escola Contraponto” e participará da Mostra dialogando com os visitantes sobre autogestão e outras formas de produção e comercialização, concernentes a relações econômicas mais justas, cooperativas e comprometidas com a sustentabilidade do planeta.

Coordenador: Nilton Pinho de Bem

 

Memorial da Imigração e Cultura Japonesa da UFRGS

O projeto disponibilizará ao público visitante, o acesso à cultura japonesa clássica, como caligrafia e a dobradura de papel, atividades que poderão ser reproduzidas por pessoas que atuam no âmbito da educação, enriquecendo o conteúdo das aulas e aumentando a ferramenta educativa. A arte da escrita japonesa, chamada Shodô, consiste na escrita japonesa com pincel próprio. Haverá também a prática do origami, que ao ensinar a arte da dobradura japonesa, também traz consigo aspectos relacionados à matemática e física (em especial, geometria), e também sobre concentração e coordenação motora; além de estimular a imaginação.

Coordenadora: Tomoko K. Gaudioso

 

O que as Pessoas Deveriam Saber sobre Gestação, Parto, Nascimento e Aleitamento Materno

O grupo realiza encontros com pessoas interessadas no assunto sobre gestação, parto e nascimento para esclarecer dúvidas, diminuir ansiedades, etc. O projeto apresentará suas ações com fotos e questões relativas ao tema. Também será apresentado um jogo de tabuleiro chamado “Trilha Família Amamenta”, que tem a finalidade de promover o aprendizado das crianças na temática do aleitamento materno, de maneira lúdica e divertida, podendo ser estendido aos adultos também.

Coordenadora: Virginia L. Moretto

 

Patas Dadas      

A ação de extensão Patas Dadas resgata e oferece atendimento médico aos animais em situação de abandono e maus tratos encontrados nas dependências do Campus do Vale. O projeto estará presente na Mostra Interativa comercializando produtos feitos com os animais resgatados pelo projeto como modelos. Além disso, estará fornecendo informações sobre a ação e sobre os animais tutelados.

Coordenadora: Magali L. Endruweit

 

Preparando Estudantes da Área da Saúde para Gestão de Desastres e Emergências

Serão desenvolvidas atividades de divulgação do projeto com demonstração de estratégias de preparação, por meio de brincadeiras e jogos interativos. Estratégias educacionais incluem mesa redonda com representantes da sociedade civil, oficina de primeiros socorros, simulações e dramatizações utilizando recursos para prover treinamento avançado para voluntários que desejem ser preparados para atuar na linha de frente após um evento.

Coordenadora: Regina Rigatto Witt

 

Programa de Extensão, Pesquisa e Formação em Clínica da Psicose

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica da Psicose, em parceria com o Departamento de Artes Visuais, estará presente na Mostra Interativa fazendo uma exposição das obras produzidas pelos participantes da Oficina de Cerâmica do Hospital-dia da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS. Acreditamos que se trata de um momento que oportuniza uma troca permeada pela temática da oficina. Visamos que o trabalho desenvolvido pelo Núcleo possa ser compartilhado, aproximando o fazer clínico, a arte e promovendo o diálogo com a comunidade.

Coordenador: José Luis Longo

 

TCHE/UFRGS - Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas

O estande trará a história do Grupo TCHE UFRGS em espaço decorado com itens da cultura e tradição gaúcha. Os estudantes bolsistas farão rodas de chimarrão, mini apresentações de danças tradicionais e divulgação do Programa de Extensão Grupo TCHE UFRGS que existe há 13 anos na universidade e tem uma trajetória importante na propagação da cultura gaúcha. Também será contada a história do espetáculo Paixão pela Dança, que se originou de um depoimento de João Carlos D’Ávila Paixão Cortes à coordenadora e coreografa do grupo, Profa. Dra. Malu Oliveira, líder do grupo ARANDÚ História e memória da Dança.

Coordenadora: Maria Luisa O. Da Cunha

 

Veículo de Nautimodelismo        

A equipe Nautilus de nautimodelismo tem como objetivo projetar e construir um pequeno barco comandado por rádio controle para participar de provas. As diferentes provas requerem aspectos diferentes do projeto, como velocidade, potência e manobrabilidade, o que exige dos alunos a elaboração de um projeto que atenda aos requisitos específicos de cada uma das provas. O objetivo desse projeto é aplicar os conhecimentos desenvolvidos pelos alunos ao longo da vida acadêmica em um cenário prático, utilizando conhecimentos interdisciplinares com cursos como engenharia mecânica, elétrica, materiais e engenharia de controle e automação.

Coordenador: Fabiano D. Wildner

 

VIV@EAD - Educação à Distância para Idosos

Você já deve ter ouvido falar que a expectativa de vida está aumentando, não é mesmo? Sim, estamos vivendo mais e com certeza queremos viver melhor. Cada vez mais idosos se interessam pelo uso de tecnologias digitais, como smartphones, tablets e computadores, sendo o nosso trabalho auxiliar na aprendizagem desses recursos. Por isso, venha conhecer e experimentar desafios, jogos e outros materiais que foram desenvolvidos pensando no público idoso. Convide amigos, familiares e outros idosos para conhecer um pouco do trabalho da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI).

Coordenadora: Patricia A. Behar

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – DEDS

Avenida Ipiranga, 2000 (subsolo do Planetário)

CEP: 90160-091 - Porto Alegre, RS, Brasil 

Telefones (51) 3308-2919 - (51) 3308-2920

E-mail: deds@prorext.ufrgs.br

Facebook: dedsufrgs.ufrgs