Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial ENSINO Pós-Graduação

O PROMEC originou-se do Grupo de Energia que em 1976 deu início a trabalhos de pesquisa em carvão mineral e energia solar. Pouco a pouco outras linhas de pesquisa foram sendo criadas, tais como energia eólica, biomassa, energia nuclear e utilização racional da energia.

Em 1986 este Grupo instalou-se definitivamente no Departamento de Engenharia Mecânica, destino natural de um grupo de pesquisas em energia que em grande parte desenvolvia trabalhos no âmbito das Ciências Térmicas. Nesta data a Câmara Especial de Pesquisas e Pós-Graduação da UFRGS aprovou o programa apresentado a nível de Mestrado e Doutorado. O recém constituído PROMEC estruturou-se então com duas linhas básicas de pesquisa: Geração de Energia e Fenômenos de Transporte. É interessante citar que o primeiro doutor em Engenharia do Rio Grande do Sul foi formado pelo PROMEC em 1988.

Em 1987 a CAPES, através de seu Grupo Técnico Consultivo, credenciou o Programa a nível de Mestrado. Visando um Programa mais abrangente no âmbito da Engenharia Mecânica, em 1990 foi criada uma nova área de concentração, a Mecânica dos Sólidos. Em 1994 a CAPES credenciou o Programa a nível de Doutorado. Em 1998 a CAPES credencia o Programa a nível de Mestrado Profissional. Finalmente, em 2002 credenciou-se oficialmente a área de Fabricação.

Áreas de concentração: Os cursos de mestrado e doutorado do PROMEC dão formação profissional qualificada, observando atuação nos meios produtivo e acadêmico nas áreas de Energia, Fenômenos de Transporte,  Mecânica dos Sólidos e Processos de Fabricação.