Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Estágio Engenharia Mecânica Estágio Não-Obrigatório
Estágios Não Obrigatórios (ENO) na Engenharia Mecânica – Concessão ou Renovação

Ler a Lei 11788 de 25 de setembro de 2008. Ler a Res. 29/2009 CEPE-UFRGS e a  Resolucão 01-2011 COMGRAD-MEC (Plano de Atividades Estágio Não Obrigatório)

I. Requisitos mínimos necessários:


1. Situação/Desempenho acadêmico:

a)    Índice I1 maior ou igual a seis;

b)   TIM mínima de 17;

c)    Reprovação por FF menor do que 25% no último semestre;

d)   Aprovação de, no mínimo, 15 créditos no período letivo imediatamente anterior ao do pedido de concessão ou renovação de estágio.

2. Os horários de estágio não podem coincidir com os de aula. Podem ser realizadas até 30 horas de estágio semanais, não ultrapassando seis horas diárias.
3. O Aluno deve possuir um Plano de Atividades compatíveis com sua formação acadêmica.
4. O aluno deve possuir Professor Orientador do DEMEC durante o período de estágio. O aluno deve falar com um professor que, de preferência, tenha experiência na área onde serão realizadas as atividades de estágio. Após a avaliação do Plano de Atividades pelo Professor, e concordância dele, o seu nome deve ser comunicado ao Professor Coordenador dos ENO.
5. O aluno deve possuir um Supervisor na empresa, que deve ser engenheiro. Seu CREA deve ser informado ao Professor Coordenador dos ENO. Se ele não possuir CREA, deve ser disponibilizada cópia do diploma atestando a graduação em Engenharia.

 

II. Etapas da solicitação/renovação de estágio:

  • Para solicitações via Sistema UFRGS (“online”):

a)   A Empresa concedente ou um Agente de Integração lança o pedido de estágio. Nesse pedido constam, entre outros, dados da Empresa concedente e do Aluno, informações relativas ao período de estágio (sempre com duração de seis meses no caso de ENO), nome do Supervisor na Empresa e o seu cargo, horário de estágio, as atividades que serão desenvolvidas pelo aluno e a metodologia a ser utilizada.

Após o lançamento do pedido de estágio no Sistema UFRGS, ele fica visível para o Professor Coordenador dos ENO. O Aluno recebe uma notificação sobre o pedido de estágio e é solicitado a ele o preenchimento da Justificativa pela escolha do Estágio, que deverá ser realizada via Portal do Aluno.

Obs.: O Supervisor na Empresa deve ser engenheiro. Seu CREA deve ser informado ao professor coordenador dos ENO. Se ele não possuir CREA, deve ser disponibilizada cópia do diploma atestando a graduação em Engenharia.

b)   O Aluno recebe uma notificação sobre o pedido de estágio e é solicitado a ele o preenchimento da “Justificativa” pela escolha do Estágio, que deverá ser realizada via Portal do Aluno. Nesse campo pode ser escrito o nome sugerido do Professor Orientador – desde que o aluno já tenha o aceite desse professor.

c)    Após o preenchimento do campo “Justificativa” pelo Aluno, o Professor Coordenador dos ENO preenche o campo “Professor Orientador”.

d)   O Professor Coordenador dos ENO autoriza o estágio.

e)   A Empresa concedente do estágio ou o Agente de Integração imprime o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), ou Aditivo ao TCE quando for renovação, e o assina.

f)     O aluno assina o TCE, ou Aditivo, e coleta as demais assinaturas necessárias (Empresa concedente (quando o pedido tiver sido feito através de um Agente de Integração), Professor Orientador e, por último, Unidade de Ensino (Divisão de Estágios e Monitoria Acadêmica – DEMA, em nome do Pró-Reitor de Graduação)). No momento da assinatura na Divisão de Estágios, o estágio é ativado no Sistema UFRGS, com validade a partir da data de início prevista no TCE ou no Aditivo.

Obs.: A DEMA não assina com datas retroativas, ou seja, a data máxima de assinatura na DEMA é aquela de início prevista no TCE ou no Aditivo.

  • Para solicitações via “papel”:

a)   A Empresa concedente ou um Agente de Integração preenche os dados do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), ou Aditivo ao TCE quando for renovação, e o assina. Nesse pedido constam, entre outros, dados da Empresa concedente e do Aluno, informações relativas ao período de estágio (sempre com duração de seis meses), horário de estágio, nome do Supervisor na empresa e o seu cargo.

As atividades que serão desenvolvidas pelo aluno, a metodologia a ser utilizada e a justificativa fazem parte de um Anexo do TCE, e são preenchidas pelo Aluno.

b)   O Aluno assina o TCE, ou Aditivo, e coleta as demais assinaturas necessárias (Empresa concedente (se o pedido tiver sido através de um Agente de Integração), Professor Orientador, Professor Coordenador dos ENO (representando a COMGRAD) e, por último, Unidade de Ensino (Divisão de Estágios e Monitoria Acadêmica – DEMA, em nome do Pró-Reitor de Graduação)). No momento da assinatura na DEMA, o estágio é ativado no Sistema UFRGS, com validade a partir da data de início prevista no TCE (ou Aditivo).

c)    Para a assinatura do Professor Coordenador dos ENO, representando a COMGRAD, além do TCE, ou Aditivo, é necessária a entrega dos formulários “Declaração do Aluno sobre sua Situação Acadêmica” e “Parecer da COMGRAD”. Esses formulários estão disponíveis na DEMA ou na página http://www.ufrgs.br/demec/estagio/engenharia-mecanica/estagio-nao-obrigatorio, e também devem ser levados à DEMA, quando da sua assinatura. A “Declaração do Aluno sobre sua Situação Acadêmica” é preenchida e assinada pelo Aluno. Ele também preenche o cabeçalho do “Parecer da COMGRAD”, enquanto que a COMGRAD preenche o parecer em si e o assina.

 

III. Informações complementares para a renovação de estágio:

Para a renovação de estágio, devem também ser entregues:

a)       O Relatório de Estágio descrevendo as atividades desenvolvidas pelo Aluno, apresentando uma estrutura mínima de acordo com modelo disponibilizado na página http://www.ufrgs.br/demec/estagio/engenharia-mecanica/estagio-nao-obrigatorio. Ele deve estar assinado pelo Supervisor da Empresa e pelo Professor Orientador;

b)     A Avaliação do Supervisor na Empresa;

c)      A “Planilha de Conceitos”, previamente preenchida e assinada pelo Professor Orientador;

d)     Uma carta timbrada da Empresa atestando o número de horas estagiadas durante o período de estágio.

Obs. i) os formulários para Avaliação do Supervisor e da Planilha de Conceitos encontram-se em http://www.ufrgs.br/demec/estagio/engenharia-mecanica/estagio-nao-obrigatorio;

ii) Se o Supervisor na Empresa deixar de fazer parte do seu quadro de funcionários, um outro Supervisor, Engenheiro, deve ser designado e esta alteração deve ser formalizada através de uma carta timbrada da Empresa, para a COMGRAD/MEC.

 

ARQUIVOS