Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial TCC Engenharia de Energia

Instruções para Trabalho de Conclusão de Curso (Resolução 03-2014)

O objetivo do TCC é promover o desenvolvimento de um  trabalho acadêmico propositivo, como atividade obrigatória de conclusão de curso. Nele o aluno deve demonstrar sua capacidade de aplicação de conhecimentos específicos da Engenharia de Energia, desenvoltura na análise e síntese dos conteúdos, domínio da linguagem escrita e da expressão oral.

A matrícula na atividade está condicionada a integralização de, no mínimo, 180 créditos obrigatórios do curso.

A atividade Trabalho de Conclusão de Curso será coordenada por um professor regente, designado pela Comissão de Graduação de Engenharia de Energia.
I - A Comissão de Graduação de Engenharia de Energia deverá informar a carga horária comprometida pelo professor regente ao seu departamento de origem;
II - A Comissão de Graduação de Engenharia de Energia poderá designar mais do que um professor regente para essa atividade, com atuação simultânea.

 

Por se tratar de uma atividade, a inscrição será realizada por processo na COMGRAD Engenharia, através de requerimento específico, respeitando o calendário divulgado para a atividade em seu plano de ensino, observando que:
I - A inscrição na atividade é condicionada à apresentação de um resumo com a proposta do trabalho, assinado pelo proponente e com a concordância de um professor orientador;
II – Os conteúdos tratados nos trabalhos de conclusão de curso são públicos e não poderão ter restrição à divulgação de seus conteúdos. Conteúdos restritos ou confidencias serão admitidos apenas acompanhados de autorização via processo encaminhado à Universidade;
III - Não serão efetivadas inscrições fora do prazo.
A orientação do trabalho de conclusão de curso deve ser realizada por professor ligado aos departamentos de Engenharia que compõem o Curso.

Parágrafo único – A COMGRAD Engenharia de Energia avaliará a adequação do professor orientador aos assuntos abordados no curso de Engenharia de Energia, com objetivo de homologar a referida orientação.
O assunto abordado pelo aluno deve estar em concordância com a programação curricular do curso.
São responsabilidades do Professor Orientador do trabalho de conclusão de curso:
I – acompanhar e orientar as atividades de TCC;
II – avaliar o resultado final do TCC na forma de um parecer escrito, endereçado ao regente da atividade. O parecer deve conter: a) a autorização para a defesa e b) uma avaliação do desempenho do aluno.

São responsabilidades do aluno de Engenharia de Energia:
I – matricular-se na atividade de ensino trabalho de conclusão de curso no início do semestre letivo que deseja realizalo;
II – eleger um professor orientador;
III – relatar ao professor orientador os eventuais desvios com relação ao plano de trabalho original;
IV – seguir todas as atividades previstas no cronograma da atividade, constante em seu plano de ensino.

A apresentação do trabalho de conclusão de curso respeitará as seguintes condições:
I – apresentação oral pública;
II – apresentação de um documento escrito (monografia);
III – respeito às condições constantes no plano de ensino.

A avaliação do trabalho de conclusão de curso será feita por uma banca composta por professores ligados aos departamentos de Engenharia que compõem o Curso, ressaltando:
I – deve preferencialmente mesclar professores de diferentes departamentos;
II – a banca será composta por 3 professores;
III – o conceito final e sua recuperação segue o previsto no plano de ensino da atividade.

 

FORMULÁRIOS