Você está aqui: Página Inicial Integrantes

Integrantes

Luciano

Prof. Dr. Luciano Fedozzi

Possui doutorado (2002) e mestrado (1996) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Caxias do Sul (1981). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Departamento de Sociologia) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na mesma Universidade. Coordena o Grupo de Pesquisa Democracia Participativa, Esfera Pública e Cidades (PPGS/UFRGS/CNPq) e o Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre - ILEA/UFRGS (Instituto Latinoamericano de Estudos Avançados). Coordenou o Comitê Acadêmico do Projeto Sistema Intermunicipal de Capacitação em Planejamento e Gestão Local Participativa, da URB-AL (União Européia), no qual é docente. Consultor do BID, do Banco Mundial, de organizações sociais e administrações municipais para os temas da participação social, do Orçamento Participativo e do Planejamento Estratégico. Leciona teoria sociológica contemporânea, sociologia brasileira e participação social e políticas públicas. Atua na pesquisa sociológica, com ênfase nos temas da sociologia política e da sociologia urbana, tais como cidadania, orçamento participativo, fóruns de participação da sociedade civil, esfera pública, associativismo e políticas públicas.

Currículo Lattes

Profª Sheila

Profa. Dra. Sheila Villanova Borba

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Programa de Pós Graduacão Em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e técnico científico da Fundação de Economia e Estatística. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturação espacial urbano-regional, planejamento urbano, gestão metropolitana.

Currículo Lattes

Currículo para Download

 Gilson

Gilson César Pianta Corrêa

Gilson César Pianta Corrêa, atualmente doutorando do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS), é mestre em Ciências Sociais, sendo graduado em Administração de Comércio Exterior e possuindo especializações em Administração Pública e em Administração de Recursos Humanos. Tem experiência nas áreas de Sociologia Política, especialmente no escopo da Teoria Política Normativa e de Estado, Governo e Tecnologia. Integra, desde 2010, a equipe do Grupo de Pesquisa “Democracia Participativa, Espaço Público e Cidade Contemporânea” liderado pelo Prof. Dr. Luciano Fedozzi.

Currículo Lattes

 Milton Cruz

Milton Cruz

Doutorando em Sociologia (2008- ) e Mestre em Sociologia (2004-2006) pela UFRGS, Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado orientada para a análise de processos de elaboração das Políticas Públicas como a Política de Planejamento Urbano, Política de Saúde, de Educação e Planejamento Estratégico de Governo. Especialista em Projetos Sociais e Culturais, na área de conhecimento das Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992,1987). Graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS (1980). Experiência profissional. 1989-2008 Experiência acadêmica como professor do Curso Superior de Formação em Gestão Pública da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Planejamento Estratégico Territorial da UNISINOS, Rio Grande do Sul, em disciplinas como Planejamento na Administração Pública, Planejamento Urbano e Organização da Cidade, Políticas Públicas, Gestão Pública, Cidadania e Participação. Experiência de Administração Pública estadual e municipal (Executivo e Legislativo) nas áreas de planejamento (planejamento estratégico, planejamento participativo) e gestão (por objetivos e metas, responsabilidade social, qualificação institucional). Experiência como coordenador de grupos multiprofissionais (com formação acadêmica nas áreas da administração, economia, direito, arquitetura, engenharia, assistência social, medicina, enfermagem, sociologia) em Prefeituras e Legislativos Municipais, na Secretaria da Coordenação e Planejamento do estado do Rio Grande do Sul, Prefeituras de Porto Alegre, São Jerônimo e Vacaria, envolvendo temas como Plano Diretor, Planejamento Estratégico Municipal, Plano Plurianual de Governo, Orçamento Participativo, Desenvolvimento Local, Consórcio Público, Captação de Recursos, PRONASCI e Planos Setoriais.

Currículo Lattes

Alejandro Lezcano

Alejandro Lezcano

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria, e mestrado na mesma instituição. Tem experiência na área de sociologia e política, foi professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria 2008-2010. Atualmente é Docente de sociologia e filosofia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, doutorando do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do projeto de pesquisa “Características do associativismo o Município de Panambi”

Currículo Lattes

 Fernando

Fernando Simões Nogueira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Realiza, atualmente, o curso de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. É integrante, desde o surgimento, em 2009, do grupo de pesquisa "Democracia Participativa, Espaço Público e Cidades Contemporâneas" coordenado pelo professor Dr. Luciano Joel Fedozzi. Os principais temas de interesse acadêmico são: democracia, participação, sociedade civil e ação coletiva.

Currículo Lattes

João Pontes

João Pontes

Bacharel em Ciênciais Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), membro do Grupo de Pesquisa Democracia Participativa, Esfera Pública e Cidades (PPGS/UFRGS) e coordenador da Política de Pontos de Cultura (Secretaria de Estado da Cultura do RS). Atuou como arte-educador, cineclubista, produtor, consultor, gestor e ativista cultural. Participou durante seis anos da Temática de Cultura do Orçamento Participativo de Porto Alegre, sendo eleito conselheiro por dois mandatos. Trabalhou junto às esferas de participação ligadas ao Programa de Descentralização da Cultura da SMC de Porto Alegre (2003-2004), à SMC de São Leopoldo (2007-2008) e ao Pontão de Cultura de São Leopoldo (2009). Em 2010, trabalhou como gestor das políticas de gênero e de democratização participativa do Território de Paz Guajuviras (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI), na SMSPC de Canoas. Publicou o livro “Jovens Multiplicadoras de Cidadania construindo outra história!”, juntamente com Elisiane Pasini, pela Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero (2008). Em 2005, recebeu o prêmio Direitos Humanos RS, na categoria protagonismo juvenil, concedido pela UNESCO, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do RS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

 Janaina

Janaina Ruviaro da Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi bolsista de IC pelo CNPq atuando nas áreas de administração escolar, análise de campanha eleitoral, partidos políticos e eleições. Atuou como socióloga Coordenadora de Pesquisa na Cooperativa Interdisciplinar dos Profissionais da Área Social LTDA. (COOPAS/RS) no contrato de trabalho firmado com a Secretaria de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, no Projeto Social "Cadastramento de moradores que utilizam Veículos de Tração Animal e Veículos de Tração Humana na coleta de resíduos recicláveis que residam na faixa de domínio da BR 116/ 290, em áreas de Preservação Permanente e áreas de risco na região do Bairro Arquipélago. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus principais temas de interesse acadêmico são: Democracia participativa, orçamento participativo, sociedade civil e políticas públicas.

Currículo Lattes

Ações do documento