Cultura na UFRGS

Departamento de Difusão Cultural da UFRGS - Breve Histórico

Localizado no mezanino do Salão de Atos da UFRGS, o Departamento de Difusão Cultural, também conhecido como DDC, desenvolve projetos com a intenção de promover a cultura nas suas mais variadas vertentes – música, cinema, teatro, artes visuais, entre outras. Dessa forma, o setor alia esforços não só com os demais setores pertencentes à própria Universidade como também com agentes culturais da capital e do Estado visando a uma maior aproximação entre campo cultural e população.

O DDC foi criado na década de 1980. Inicialmente denominado de Divisão de Difusão Artístico-Cultural, sua principal finalidade era a divulgação das atividades desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão. Dois dos seus primeiros projetos foram o Unimúsica e o Doze e Trinta. Inspirado no Projeto Pixinguinha, apresentado no Teatro João Caetano (RJ), o Unimúsica se voltava para a divulgação da música popular produzida por alunos da Universidade. Já, o Doze e Trinta, criado a partir de experiências europeias, propunha-se a difundir a música erudita no horário do almoço.

Com o passar do tempo, a ainda Divisão foi expandindo seu potencial e desenvolvendo novas iniciativas como o Unidança e o Unicena – todos realizados no espaço acadêmico e reunidos no Projeto Uniarte. Foi somente na década seguinte que o setor passou a adotar seu nome atual. Surgiu então o Departamento de Difusão Cultural, junto com a vontade de reforçar ainda mais a relação da comunidade com o espaço universitário. Nesse novo contexto, foi realizada uma consulta na qual a comunidade universitária, cujos resultados apontaram na época para a reativação de uma série de projetos culturais, surgindo assim o UNICULTURA e com ele o Unimúsica, o Unidança, o Unicena, o Univídeo, o Unifoto, o Unidéia, o Uniarq, o Unimuseu, o Unifilme, o Unilivro e o Unicâmara.

Atualmente, o Departamento é composto por uma equipe que trabalha criando e produzindo diferentes projetos nas áreas de cinema, música e reflexão não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a população de Porto Alegre. No seu atual projeto, o DDC busca abrir cada vez mais espaço para a cultura, buscando relacionar diferentes ações que possibilitem a união entre o sensível e o inteligível, entre o científico e o poético na formação de cada indivíduo.

Equipe

Claudia Boettcher
Diretora
claudia@difusaocultural.ufrgs.br

Guilherme Bragança
Bolsista

 

PROJETOS ESPECIAIS

Carla Bello
Coordenadora de Projetos Especiais
carlabello@difusaocultural.ufrgs.br

Veridiane Meneguetti Boniatti
Bolsista

 

CINEMA

Tânia Cardoso de Cardoso
Coordenadora e Curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário
tania.cardoso@difusaocultural.ufrgs.br

Edgar Heldwein
Administrador Sala Redenção - Cinema Universitário
edgar@difusaocultural.ufrgs.br

Vitor Cunha
Bolsista

 

VALE, VALE! 

Sinara Robin
Coordenadora
sinara@prorext.ufrgs.br

Kassiele Nascimento
Bolsista

 

UNIMÚSICA

Lígia Petrucci
Coordenadora e Curadora Unimúsica
ligia@difusaocultural.ufrgs.br

Gabriela Marluce
Bolsista

 

UNIFOTO

Rafael Derois
Coordenador
rafael_derois@difusaocultural.ufrgs.br

Maria Melgarejo

Bolsista

 

VOLTAR AO TOPO