III Encontro de Cidades e Universidades

REDE DE CIDADES E UNIVERSIDADES AUGM

A AUGM, como uma rede de universidades públicas e de acordo com seus princípios constituintes e com seus objetivos – especialmente o de articular as funções universitárias com as demandas e necessidades sociais –, decidiu constituir um espaço de articulação, proposta, planejamento, e implementação de atividades conjuntas com os governos locais, reconhecendo-os como os responsáveis ??pela definição e implementação de políticas públicas e reconhecendo nas universidades públicas o papel de assessores no aporte de conhecimento e compromisso social.

Esta ideia, transformada em ação, associa fortemente o conhecimento com os aspectos cotidianos dos cidadãos e das sociedades desenvolvidos nos municípios. 

Assim, propomos trabalhar em rede, universidades da AUGM com os governos locais (nucleados na Rede Mercocidades), como uma contrapartida para a cidade. Este trabalho em rede pressupõe um desafio de construção metodológica e formal de duas instituições que concordam em trabalhar juntas, com suas diferenças funcionais, de construção, política e organizacional.

Nesse sentido o desafio é governar uma estrutura complexa como a que estamos formando. O reforço das sinergias existentes e o carácter regional (e não apenas local), no entanto, dão um valor acrescentado de grande importância. 

O Encontro de Cidades e Universidades se realiza a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer e dinamizar os processos de vinculação, cooperação, transferência e gestão tecnológica entre o sistema universitário e o sistema urbano regional. Este encontro tem entre seus objetivos: difundir o trabalho conjunto entre os governos locais e as universidades, em que estas últimas fornecem respostas para as necessidades e desafios colocados pelos primeiros; sistematizar o trabalho realizado entre as partes e partilhar boas práticas. 

Fruto do trabalho articulado entre ambas as Redes, surge o Observatório Urbano de Transferências de Inovações Tecnológico-Sociais, que tem entre seus objetivos divulgar e partilhar experiências de boas práticas de trabalho articulados entre universidades e governos locais. 

O Encontro desenvolve paralelamente atividades culturais, com o fim de promover e proteger a cultura regional e cidadã como bem social inestimável na área de influência de tais redes. Estas actividades recebem a contribuição das diversas experiências culturais acumuladas entre outras, na Comissão Permanente de Produção Artística e Cultural AUGM.

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma das 31 Instituições membros da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, que agrupa acadêmicos de seis países do Mercosul. É com imenso prazer que receberemos o Encontro de Cidades e Universidades, cuja proposta é aproximar as práticas acadêmicas em vigor nas universidades da AUGM das experiências de gestão das Prefeituras do Mercosul nas quais elas se localizam. Por serem ancoradas em seu território, as universidades dependem intrinsicamente da gestão local: transporte público, normas de construção civil, sistema hídrico, saneamento, atividades culturais e saúde pública. Esses são apenas alguns exemplos de políticas unindo as cidades, gestores e as Universidades. A partir desta relação entende-se que as universidades são loc de produção de conhecimento, de tecnologia, e de cultura, refletindo nas temáticas de interesse para os gestores das cidades e formando os cidadãos que participam da vida urbana. Promover um fórum para que se encontrem os gestores das cidades e os acadêmicos das universidades é o objetivo deste encontro. Todos são bem-vindos para ouvir e compartilhar. Venha contribuir!