8º Festival de Violão da UFRGS

O já tradicional Festival de Violão da UFRGS chega à sua oitava edição. Entre 23 e 28 de setembro de 2016 Porto Alegre voltará a ser a capital sul-americana do violão, com este festival que já se consagrou como um dos maiores eventos violonísticos do continente.

Todos sabemos que o país atravessa um momento economicamente delicado. A situação tornou-se ainda mais crítica em 2016, com o agravamento da crise política. Em situações como esta, as manifestações artísticas estão entre as primeiras a ser suprimidas. “Como dedicar-se a atividades supérfluas”, diz-se — como se a arte fosse algo meramente supérfluo e sem importância — “em um momento destes?”

Contudo, mesmo com todas as adversidades, a UFRGS não tem medido esforços em seguir oferecendo à comunidade uma variada gama de atividades culturais, como é o caso do Festival de Violão. A universidade está plenamente ciente de seu papel como agente fomentador da cultura, bem como da importância de sua atuação nesta área para o benefício da população.

Portanto, é com grande satisfação que trazemos a Porto Alegre, mais uma vez, alguns dos maiores expoentes do instrumento. Do exterior, teremos o multipremiado violonista chileno Carlos Pérez, o mexicano Alan Juárez Balderas em sua primeira visita ao Brasil e a franco-brasileira Elodie Bouny. Fabio Zanon, um dos maiores nomes do violão brasileiro, professor da Royal Academy of Music de Londres, retorna ao festival para apresentar-se como solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, estreando na cidade o Concertino do compositor polonês Alexandre Tansman.

Grandes nomes do violão popular participarão do festival, como Ulisses Rocha (ex-integrante do célebre grupo D’alma), o Quarteto Maogani (do qual participa o gaúcho Maurício Marques) e o também gaúcho Daniel Sá, com um convidado muito especial: Renato Borghetti.

Teremos também a presença do renomado professor Edson Lopes e comunicações de pesquisa dos professores Márcio de Souza e Thiago Colombo, ambos da UFPEL. Participam também os professores de violão da UFRGS, com seus convidados, e o Coral da UFRGS. 

O VIII Festival de Violão da UFRGS prestará homenagem ao grande violonista, compositor e pedagogo uruguaio Abel Carlevaro (1916-2001), no ano em que celebramos o centenário do seu nascimento. O evento é realizado conjuntamente pelo Departamento de Difusão Cultural/PROREXT e pelo Programa de Extensão do Departamento de Música/Instituto de Artes, uma parceria de sucesso consolidada ao longo dos últimos cinco anos. 

Desejo a todos um ótimo festival. 

 

Prof. Dr. Daniel Wolff
Coordenador do VIII Festival de Violão da UFRGS