Unifoto

Ao longo dos últimos anos, o DDC vem solidificando o Saguão da Reitoria como o espaço da fotografia, focando na divulgação de exposições de servidores e alunos, apresentando-os como produtores de arte. De forma direta, o projeto tem contribuído no movimento de ressignificação de espaços de circulação para espaços permanentes de convivência cultural, no qual a arte propicia o encontro e o diálogo através de múltiplos temas, linguagens e perspectivas.

Fiel a estas premissas e acrescentando novas metas, a proposta para o Unifoto 2015 articulará o incentivo à produção artística em fotografia junto à comunidade da UFRGS com a apresentação de trabalhos de fotógrafos individuais ou coletivos externos. Ao todo, serão realizadas sete exposições no Saguão da Reitoria e duas nos módulos expositores externos, montados em diferentes campi da UFRGS. A seleção de trabalhos valorizará a diferenciação de estilos e apropriações da fotografia, expressos no calendário anual que alternará fotógrafos externos, alunos de graduação e pós-graduação, servidores e mesmo aqueles relacionados às ações de extensão em que a imagem adquire destaque na construção da metodologia ou difusão de resultados. Junto a cada exposição será confeccionado um catálogo exclusivo.

Em 2015, focando na ampliação de sua participação no calendário cultural da Universidade e no circuito fotográfico de Porto Alegre, o Unifoto promoverá ainda mais a difusão do discurso fotográfico e as reflexões que seus diversos estilos e apropriações estimulam.