Marco Pereira - VI Festival de Violão

Natural de São Paulo, Marco Pereira fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Viveu na França onde recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne (resultando desta, o livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão). Obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais na Espanha: Concurso Andrés Segóvia e Concurso Francisco Tárrega.

De volta ao Brasil, criou na Universidade de Brasília os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Recebeu o prêmio Sharp de Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal (Gal Costa, 1993) e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental pelo trabalho Bons Encontros (em duo Cristóvão Bastos, 1994).

Lançou diversos discos próprios e gravou com importantes artistas brasileiros, tais como Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos. Seus últimos lançamentos são o CD Camerístico, o livro+CD Ritmos Brasileiros e o projeto Cristal (CD e álbum de partituras),  um método para violão de sete cordas, em parceria com Rogério Caetano e um compêndio de Harmonia (Cadernos de Harmonia).

Apresenta-se regularmente nos Estados Unidos e Europa. É professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem suas composições publicadas pela Editora Lemoine (Paris) e pela Guitar Solo Publications (San Francisco). Suas obras para violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes americanos e europeus.

Data: 21 de setembro
Hora: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro da UFRGS
Entrada franca

VOLTAR AO TOPO