O Guaíba por Achutti

Nos meses de setembro, outubro e novembro, os transeuntes dos campi Centro e Vale terão a oportunidade de acrescentar em seus itinerários a arte fotográfica. Luiz Eduardo Robson Achutti, professor do Instituto de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, apresentará seu mais recente trabalho autoral, O Guaíba por Achutti, em 28 imagens de 1,5x1metros dispostas em estruturas externas e iluminadas.

Doutor em Antropologia Social, Achutti possui uma carreira marcada por diversas exposições pelo Rio Grande do Sul e no exterior, além de inúmeras publicações, como Fotoetnografia, um estudo sobre cotidiano, lixo e trabalho (1997), L’Homme sur la photo, manuel de photoethnographie (2004), Fotoetnografia da Biblioteca Jardim (2004), Iberê por Achutti (2004), A Matéria Encantada – Xico Stockinger por Achutti (2008), e, mais recentemente, O Guaíba por Achutti (2014). Neste último trabalho, através de imersões fotográficas pelo Guaíba durante dois anos, o autor prima por um olhar que capture imagens do lago (ou rio) com forte valor estético, valorizando uma visão pessoal, lírica e livre.

A Exposição Externa O Guaíba por Achutti inaugura o uso de estruturas especificamente confeccionadas para mostras fotográficas em espaços abertos da UFRGS. Ocupando áreas de grande movimento em diferentes campi, este equipamento cultural tem por objetivo difundir trabalhos fotográficos, em especial de autores vinculados à Universidade, a um amplo público caracterizado pela heterogeneidade. Alunos, servidores (docentes e técnicos), prestadores de serviço e os diversos públicos que se apropriam dos espaços das UFRGS em suas rotas diárias serão surpreendidos pelas exposições que, entre outras características, se destacarão como intervenções artísticas no espaço cotidiano, desencadeando, assim, diversas formas de relações afetivas entre os públicos e as obras. Pela segunda vez, Achutti compartilha com a comunidade da UFRGS a sua obra fotográfica. Em 2011 participou do Projeto Percurso do Artista, através de sua sensibilidade revelou cores, sombras e expressões de forma singular.  

Na constante busca por criar condições para a difusão de produções e a valorização de seus discursos estéticos, o Departamento de Difusão Cultural convida todos para prestigiarem a mostra. Ou, como nas palavras de Achutti:

 

(...) Faltava a minha própria homenagem ao rio que vi do alto, a minha primeira praia – o rio de projetar sonhos de criança, adolescente e jovem adulto. Agora, consegui do meu jeito e como eu quis: olhei o Guaíba como pude, esperando que os outros sigam olhando e também rendendo suas homenagens (O Guaíba por Achutti, 2014, página 157)

 

 

Rafael Derois

Coordenador da Exposição Externa O Guaíba por Achutti

 

 

O GUAÍBA POR ACHUTTI

Fotografias de Luiz Eduardo Robinson Achutti

Abertura com visitação mediada pelo autor:

04 de setembro, no pátio central do Campus Centro da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110, às 18h30.

 

Visitação

 

De 05 de setembro a 10 de outubro - segunda a sexta das 07h30min às 22h - sábados das 07h30min às 14h.

Local: pátio central do Campus Centro da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110.

 

De 28 de outubro a 27 de novembro - segunda a sexta das 07h30min às 22h - sábados das 07h30min às 14h

Local: pátio central do Campus Vale - Av. Bento Gonçalves, 9500

De 04 de novembro a 02 de dezembro - segunda a sexta das 07h30min às 22h 
Local: Acesso do Campus Vale da UFRGS
Acesso Livre

VOLTAR AO TOPO