Seminário com Luiz Gonzaga

O Departamento de Difusão Cultural da UFRGS convida para o seminário sobre o artista plástico Luiz Gonzaga que irá abordar questões sobre discursos, processo criativo e recepção. Terá como palestrantes convidados Tania Galli, Eduardo Veras e Blanca Brites.

As obras do artista devem ser entendidas como um discurso. Não, entretanto, como um discurso conceitual ou explicativo, mas sim como suporte para suas ideias e para a apresentação das mesmas. As obras vistas ou sentidas podem ter três elementos a considerar: as condições de produção, o processo criativo do artista e a recepção (consumo ou fruição) da obra.

 

Luiz Gonzaga convoca uma interpretação do Brasil e de sua cultura informado pelas cores, formas, pelo (seu) repertório cultural e simbólico do Brasil (do Xingu mais particularmente), num processo criativo que reinterpreta, promove reconhecimento e significa. A partir de seu processo de produção de arte-discurso-sentido as sensações emergirão em suas obras e de suas obras. Seu percurso (como artista, mas também como viajante, pois ele percorre o interior do Brasil  experimentando) se socializa, se dispersa e torna-se coletivo. 

Entre os palestrantes convidados estão os professores Tania Galli, Eduardo Veras e Blanca Brites. 

 

Data: 25 de setembro
Horário: 14h
Local: Sala Fahrion (2º andar da Reitoria da UFRGS)
Inscrição: cadastre-se no site e clique em "Agendamento"

VOLTAR AO TOPO