Pinacoteca Barão do Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS - Módulo I

 

Durante o ano de 2014 a equipe do Departamento de Difusão Cultural, ao lado da equipe do Instituto de Artes planejou, prospectou, viabilizou e agora inaugura a exposição "Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 anos da UFRGS - Módulo I". 

Quando propusemos à direção do Instituto de Artes uma exposição de seu acervo nas comemorações dos 80 anos sabíamos que o trabalho seda longo e complexo, pois falávamos de um acervo que começou a ser constituído em 1908, no momento em que foi criado o Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul, hoje Instituto de Artes, e que a ação demandaria uma efetiva parceria e cumplicidade na sua execução. 

O ponto de partida foi unir experiências: dos curadores, do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, dos acadêmicos, professores e da equipe de diferentes profissionais que se uniram ao projeto: restauradores, fotógrafos, criadores gráficos e museógrafos. 

Criar formas de ações a partir da interação com estes diferentes agentes da Universidade e dos profissionais da cidade fizeram com que a exposição apresente-se como um projeto pluridisciplinar, pautada pelo diálogo e pelas relações entre arte, técnica, ciência e conhecimento. 

O primeiro módulo da exposição apresenta um conjunto de esculturas e pinturas do acervo, informando sobre sua história, seu desenvolvimento e sua importância enquanto coleção pública, e como parte atuante da vida acadêmica e cultural do Rio Grande do Sul, promovendo o conhecimento e difundido a riqueza e diversidade da produção plás-tica e visual, nacional e internacional. 

horários de visitação: Segunda a sexta-feira / 13h-18h

Local: Salão de Festas da Reitoria da UFRGS — Av. Paulo Gama 110 — 2° andar da Reitoria da UFRGS 

VOLTAR AO TOPO