Arte e Cultura nos 80 Anos da UFRGS

Em 2014 a UFRGS celebrou o seu 80º aniversário. No calendário de atividades comemorativas, o Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão, através de produções próprias ou em parcerias com outros setores e instituições, apresentou uma rica programação cultural.

Atuando em múltiplas expressões das linguagens artísticas e comprometido com a noção do acesso universal à cultura como condição imprescindível ao exercício da cidadania, todas estas atividades foram gratuitas, amplamente divulgadas e abertas às comunidades acadêmica e externa.

A exposição Arte e Cultura nos 80 Anos da UFRGS, organizada pela equipe do projeto Unifoto 2015, propõem um retorno a estas atividades. Através das fotografias de Maciel Goelzer, bolsista do DDC no ano de 2014, complementadas pelo trabalho de Rodrigo Rocha, que acompanhou as apresentações da Ópera da UFRGS, a intenção é oferecer uma narrativa desses momentos em que a UFRGS atuou estritamente na equidade e universalização do acesso aos bens culturais.

Resgatar essa memória é uma forma de enfatizar o compromisso institucional em ampliar o capital cultural como vetor do desenvolvimento local, relacionando intimamente cultura e educação em um ambiente universitário em constante interação com o Estado do Rio Grande do Sul.

E, claro, relembrar o ano de 2014 não deixa de trazer um sinal: muita arte e cultura estarão por vir em 2015.

Christiano Pozzer, Guilherme Bragança e Rafael Derois

Visitação: de 02 de março a 30 de abril
Horário: de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30min às 18h30min.
Local: Saguão da Reitoria da UFRGS- Av. Paulo Gama, 110.

VOLTAR AO TOPO