Tribo Brasil

A Tribo Brasil é uma das bandas de maior atuação no atual cenário cultural porto-alegrense. Trazendo consigo uma poética inspirada no cenário urbano, com críticas sociais, crônicas do cotidiano e a preocupação com o meio ambiente. Com a proposta de pesquisa e prática da Música Popular Brasileira, toca ritmos genuinamente brasileiros como Samba, Baião, Frevo, Choro, Bossa Nova e Samba Rock.

As influências musicais da banda variam de canções do começo do século XX aos mais contemporâneos sons e movimentos musicais. Apresenta pegada pós-moderna, misturando a formação de “regional” (violão, cavaco, bandolim, surdo, pandeiro, tamborim) com a instrumentação do jazz e do rock (baixo elétrico, guitarra semi-acústica, bateria e congas).  

Em parceria com o curso de Jornalismo do IPA, gravou a trilha sonora do documentário “Base”, premiado no Festival de Gramado de 2008 como melhor filme universitário brasileiro. Outra parceria foi feita com o curso de Áudio Visuais da Unisinos, resultando no videoclipe e single da música “Laiá Laiá”.

Em 2012 lançou o EP “Sorriso Banguela”, mixado e masterizado em Porto Alegre, o disco trouxe premiações ao grupo: a música “Sorriso Banguela” foi selecionada para a etapa regional do 4º Festival das Rádios Públicas do Brasil, promovido pela FM Cultura. Já o samba “Sereia Morena” participou do festival Coxilha Negra, de Butiá-RS, integrando o disco do evento. A terceira faixa do disco, “Cheiro de Mato”, ganhou videoclipe produzido pela Granada Filmes.

Em novembro de 2012, a Tribo Brasil levou seu show autoral para fora do país, participando do “5º Festival de Música Popular Brasileña”, em Montevidéu. Além da capital uruguaia, a Tribo circula com frequência pelos bares e teatros do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O grupo lançou em julho de 2014, o seu primeiro álbum autoral "Peixe Que Já Não Há". O disco tem recebido ótimas críticas em toda a mídia Porto-Alegrense, com forte inserção em jornais e rádios. Com programação de lançamento em diversas cidades do Rio Grande do Sul e fora do estado o CD promete "altos voos". Em poucos dias a faixa “Cidade” é premiada com o melhor arranjo musical no Festival de Rádios Públicas do RS.

Banda formada por Gabriel Maciel (violão/voz), Eduardo Aresso (guitarra/voz), Iuri Barbosa (baixo), Vinicius Ferrão (cavaco/bandolim), Gabriel Cabelo (percussão/voz) e Lucas Dellazzana (bateria).

Data: 16 de maio
Horário: 12h30m
Local: Palco Grego - Campus do Vale

Fotos

VOLTAR AO TOPO