Interlúdio no Clínicas

Coral da UFRGS

Corais universitários constituem um espaço de aprendizado musical e exercício de canto coral, comumente reunindo estudantes, servidores e membros da comunidade em geral. Ensaios e apresentações são as principais atividades comuns, que por vezes somam tempo equivalente à carga horária de disciplinas curriculares. Essas ações são oportunidades singulares na revelação de talentos e de saberes, com reflexos diretos e indiretos na trajetória acadêmica e pessoal de cada cantor. Desde 1961 o Coral da UFRGS tem cumprido essa missão. A cada ano amplia sua lista de repertório, bem como de coralistas e músicos que nele deixam suas marcas.

Em 2013, o Coral recebeu a incumbência da Pró-Reitoria de Extensão de contribuir na programação das comemorações dos 80 anos da UFRGS, tarefa que se revelou um misto de honra, desafio e incentivo ao aprimoramento. Esses sentimentos permearam o grupo desde a escolha das músicas, sessões de gravação, realizadas entre outubro e dezembro de 2013 no Santuário São Rafael e Bárbara Maix, até a finalização do produto final que é trazido ao público. O resultado é o que o Coral da UFRGS tem de melhor: vozes harmonicamente conduzidas em composições selecionadas, de distintos estilos e fases da história da música. Vozes a cappella predominam nesta obra, complementada por composições em que o piano se faz presente.

Se para a lida universitária, a tradicional canção Gaudeamusigitur é um chamado e um estímulo ao aproveitamento da vida, este CD é um oferecimento do Coral da UFRGS ao nosso público, como convite à apreciação e ao deleite musical. A história da universidade tem elementos comuns com a trajetória do Coral. Este, por sua vez, aproxima o público à universalidade da arte da música vocal.

 

Paulo Alves de Souza,

Diretor Presidente do Coral da UFRGS

 

Data: 02 de maio – sexta-feira – 19h

Local: Anfiteatro Carlos César de Albuquerque do Hospital de Clínicas (Rua Ramiro Barcelos, 2350)

Entrada Franca

Retirada de ingressos das 8h às 16h na recepção da Fundação Médica (Rua Ramiro Barcelos, 2350 – sala 177)

VOLTAR AO TOPO