Concerto com Marcello Caminha e Duo A Corda

Créditos: Alessandra Rosa / Gundmund Nese

MARCELLO CAMINHA

Marcello Caminha iniciou a atividade musical nos palcos dos Festivais Nativistas, em outubro de 1985. Em 1993, começou a atuar em estúdios de gravação e em seguida iniciou a carreira de produtor musical, atividade que exerce até hoje, com mais de 50 títulos produzidos. Em 1996, formou-se em Medicina Veterinária pela URCAMP em Bagé, porém, sua atividade musical já fortalecida não lhe permitiu dividir o tempo com outra função que não fosse a música. Em 1997, lançou o cd Estrada do sonho, seu primeiro disco, lançado pela gravadora Usadiscos. Ainda em 2001, fez a primeira viagem à Europa, tocando em Londres com Luiz Carlos Borges. Depois voltou em 2005 à Alemanha com Renato Borghetti e em 2007 tocou em Portugal com o Show Natal Gaúcho, do qual é um dos idealizadores e também diretor musical. Em 2009, lançou a coletânea Sucessos de ouro, que recebeu o Prêmio Teixeirinha como melhor projeto gráfico e deu a Marcello Caminha o prêmio de melhor arranjador do ano 2009. Em 2010, lançou a Vídeo Aula Violão Gaúcho, DVD sobre os ritmos regionais gaúchos tocados no violão. Lançou no mercado os instrumentos que levam o seu nome: violão Gaúcho Marcello Caminha, desenvolvidos pelo luthier Anderson Loose e focados nas necessidades técnicas da música gaúcha. Em 2012, apresentou um projeto de circulação de shows e oficinas gratuitas por seis cidades do RS intitulado “A Viagem do Violão Gaúcho” através do Ministério da Cultura, assim como o desenvolvimento do projeto social “Caminha no Bem” Em 2013, foi escolhido pela FUNARTE para representar o Brasil em Portugal. Lançou em 2014 o livro 14 estudos para violão gaúcho e o CD cantado de músicas autorais “Imagens”. A novidade para 2015 é o lançamento do seu primeiro DVD de show resgatando o projeto Influência de música instrumental.

 

DUO A CORDA

Criado em 1997, A Corda é o único duo profissional de violino e violão da Noruega, com concertos realizados em diversos países da Europa, Ásia e América Latina. Formado por Birgitte Sternes (violino) e Martin Haug (violão e arranjos), o repertório do duo abarca desde o período barroco até obras contemporâneas. 

Por três anos, A Corda foi o único duo erudito a receber patrocínio do Conselho de Cultura Norueguês. Seus discos “Fuego” (2001), “Con Amore” (2003), “Terzetto” (2005) e “Playera” (2008) receberam excelentes críticas.

Em 2005, Birgitte Stærnes e Martin Haug fundaram o festival Johan Halvorsen Musikkfest, com o qual promovem séries de concertos até o presente.

O duo já se apresentou na Europa (Noruega, França, Itália, Dinamarca, Rússia, República Checa, Espanha, Estonia, Inglaterra), Estados Unidos, América Latina (México, Brasil, Uruguai) e China.

Data: 23 de setembro
Horário: 20h
Local: Auditorium Tasso Correa - Rua Senhor dos Passos, 248 - Instituto de Artes da UFRGS

VOLTAR AO TOPO