Concerto com Thibault Cauvin e Edelton Gloeden

Créditos: Yann Orhan / Gal Oppido

THIBAULT CAUVIN

Thibault Cauvin é um dos mais talentosos, carismáticos e requisitados violonistas no mundo atualmente. Entrou em uma turnê sem fim dez anos atrás, levando-o a mais de cento e vinte países. Sua presença é requisitada nos mais prestigiosos teatros do mundo: New York Carnegie Hall, Beijing NCPA, Moscow Tchaikowsvi Hall, London Wigmore Hall, Paris Théâtre des Champs Elysées, Santiago de Chile GAM, entre outros.

Atualmente, está lançando seu 7° álbum “Le Voyage d’Albéniz”. Essa gravação segue seu CD “Danse avec Scarlatti”, muito aclamado pela crítica e que está disponível em vários países bem como em muitas compilações de “Melhores de 2013” ao lado de nomes como Lang Lang, Hélène Grimaud e Placido Domingo. Assim como o CD Scarlatti, essa gravação de Albéniz esteve classificada por 3 meses no top 10 dos Clássicos franceses mais vendido. Também Foi selecionado como “Álbum do Mês” pela Rádio Nacional Francesa FIP, recebeu o prestigioso “Choc” da muito respeitada revista Classica, entre muitas outras importantes distinções da France Musique, Libération, RTL, Radio Canada, Le Figaro.

Vindo de uma família de músicos, Thibault começou a aprender violão com seu pai aos 6 anos de idade. Depois de uma brilhante educação em conservatórios de Bordeaux e Paris, Thibault entrou no circuito internacional de concursos. Aos 20 anos, foi o primeiro e único violonista do mundo todo a ficar em primeiro lugar em treze competições internacionais. Essa façanha, com tão pouca idade, deu início a sua turnê sem fim, a qual já conta com mais de 1000 concertos.

Thibault foi apontado em 2013 como “Embaixador da Metrópole Bordeaux”. O famoso construtor de violão de Sevilha “Antonio Bernal” constrói dois modelos de violões com as especificações de Thibault Cauvin. Ele também é sócio do castelo vinícola mundialmente reconhecido “Château Lafite-Rothschild”, onde ele gravou o CD Albéniz.

 

EDELTON GLOEDEN 

Um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.

Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. 

Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes. 

Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa. 

De 1994 a 2008, foi o produtor e apresentador do programa Violão em Tempo de Concerto, transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20 (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil e Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).

Foi diretor artístico das 4 edições do Festival Internacional de Violão Leo Brouwer – de 2008 a 2013 – com a presença do artista cubano e de alguns dos maiores nomes do violão internacional, com eventos organizados pela USP, SESC, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Cervantes em São Paulo.

Data: 21 de setembro
Horário: 20h
Local: Auditorium Tasso Correa - Rua Senhor dos Passos, 248 - Instituto de Artes da UFRGS

A entrada é por ordem de chegada.

VOLTAR AO TOPO