EXPOSIÇÃO TRAMAS

Esta exposição está vinculada à V Semana Nacional do Cérebro e tem o objetivo de desafiar o expectador a estabelecer correlações entre obra artística e imagens científicas e discutir interfaces entre ciência&arte. As obras aqui presentes foram selecionadas de duas maneiras: 

Obra Identificada: Obra artística previamente selecionada por meio de observação (com reconhecimento em profundidade variável) de características e semelhanças entre a expressão visual e imagens científicas relacionadas ao sistema nervoso. O artista não teve a intenção de fazer esta correlação no momento da criação.

Obra Solicitada: Obra cujo artista foi convidado a criar, considerando temas como cérebro, sistema nervoso, neurociência e neurônios. Este contexto envolve investigação e/ou impressões do artista, levando a uma reestruturação em que a respectiva aplicação ou entrelaçamento de certos métodos ou meios artísticos ou científicos oriundos da sua experiência representam o processo criativo no tema.

A exposição apresentará texto de Flávio Oliveira e trabalhos de Agda Gravina (arte em vidro), Rodrigo Núñez (desenho), Clovis Dariano, Elinaldo Meira, Eneida Serrano, Luis Eduardo Robinson Achutti, Sebastião Salgado e Waldemar Max (fotografias) e Esther Bianco, Heverton Crisóstomo, Leonel Muniz, Menelaw Sete e Yuri Pysar (telas). 

Como curadores participaram Adriana Daccache, Carmem Gottfried, Luis Eduardo Robinson Achutti, e Rodrigo Núñez.

Carmem Gottfried
Coordenadora do Projeto de Extensão Arte e Neurociência

Abertura: 01 de março – 18h
Visitação: de 02 a 31 de março
Horário: das 08h às 18h
Local: Saguão da Reitoria da UFRGS | Av. Paulo Gama, 110

 

VOLTAR AO TOPO