Pinacoteca Barão do Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS - Módulo II

Em continuidade ao projeto Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS, que esta em cartaz no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS, apresentamos agora, na sede do Museu Universitário, a segunda parte desse projeto que tem como foco as obras realizadas sobre papel. O Módulo II obedece aos mesmos requisitos da mostra anterior, qual seja, o de trazer somente artistas professores do IA/UFRGS, que já cumpriram seu tempo de atividade acadêmica junto a esta universidade.

 

A Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, formada desde a criação do Instituto de Artes em 1908, possui 1.485 obras catalogadas, produzidas entre o final do século XIX e a atualidade, contando com nomes de expressão artística local e nacional, que abrangem vários suportes. Nesta condição ela tem sido um significativo agente na formação do campo artístico e cultural entre nós, marcando sua importância desde sua criação. Vale registrar que em 2015 foi lançado o catálogo geral da Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, em dois volumes, realização a muito esperada e que não só consolida o acervo, mas também afirma sua importância como instituição de referência universitária no País.

 

Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo II, expõe no espaço do Museu da UFRGS obras sobre papel, abarcando um amplo recorte temporal, pois lá estão desde desenhos que datam do último quarto do século XIX até aqueles atuais; também podemos apreciar fotografias da década de setenta que consolidaram o reconhecimento desta categoria no meio artístico local, assim como gravuras de artistas professores que inovaram e ampliaram as perspectivas do campo. Assim, nesta exposição propomos um percurso que amplia e complementa o Módulo I da amostragem da produção dos professores do Departamento de Artes Visuais.

 

Expor mais este segmento do Acervo do Instituto de Artes, no centro administrativo da UFRGS, é além da oportunidade de divulgar nosso patrimônio artístico, para o grande público que freqüenta o local, também a ocasião de mostrar a coleção que está entre as mais representativas e consideradas dentre aquelas pertencentes a universidades brasileiras.

 

                                                                        Blanca Brites e Paulo Gomes

 

    Curadores

Visitação: de 13 de abril a 24 de junho

Horário: da 8h às 20h

Local: Museu da UFRGS - Av. Osvaldo Aranha, 277 - Campus Centro

 

 

VOLTAR AO TOPO