Palestra com Gilvan Barreto

Dentro das atividades paralelas da exposição Postcards from Brazil | A natureza como cenário da violência, o fotógrafo Givan Barreto recebe o público para um debate que relaciona a produção fotográfica contemporânea e as distintas formas de engajamento político e social na produção artístico-cultural.

Na inédita mostra apresentada na UFRGS, através da parceria com o 9º FestFoto, o fotógrafo pernanbucano refaz a cartografia de pontos turísticos brasileiros. Sobrepondo informações do relatório da Comissão Nacional da Verdade a imagens de paraísos naturais, a mostra apresenta 48 imagens dos locais que serviram de cenário para alguns dos atos de violência promovidos por agentes do regime que governou o país entre 1964 e 1985.

A natureza continua bela e a referência ao cenário de violência é inscrita através de intervenções nas fotografias (pequenos recortes) que resultam em imagens incompletas e fraturadas. 

“É uma livre representação das vidas que ficaram ocultas na paisagem. É um trabalho que pretende promover a reflexão e passa longe de representar as imagens do terror”, resume Gilvan.

O trabalho foi realizado a partir das informações reunidas por historiadores, jornalistas e pesquisadores no relatório da Comissão Nacional da Verdade, divulgado em 2014. A consultoria técnica e histórica é assinada pelo pesquisador e fotógrafo André Vilaron, um dos redatores do relatório da CNV. A curadoria é de Carlos Carvalho, fotógrafo e diretor do FestFoto.

Data: 13 de maio
Horário: 10h
Local: Sala 2 do Salão de Atos | Avenida Paulo da Gama, 110

Entrada franca e sem inscrição prévia.

 

VOLTAR AO TOPO