Concerto com Ulisses Rocha, Daniel Sá e Renato Borghetti

Violonista, compositor e arranjador, com 14 CDs gravados, Ulisses Rocha é um dos violonistas mais influentes de sua geração.

Dono de um estilo inconfundível, transita entre os mundos da música brasileira, da música erudita e do jazz, sendo reconhecido principalmente pela sua versatilidade, evidenciada nas apresentações como solista, em pequenas formações como duos ou trios, ou ainda ao lado das principais orquestras sinfônicas do País.

Em sua discografia fica clara a busca pela ruptura das fronteiras determinadas pela tradição do instrumento, pesquisando timbres, experimentando a relação entre o violão na forma acústica e associado a recursos eletrônicos, fundindo influências e redimensionando sua utilização. 

Em suas frequentes turnês internacionais, reveza-se nas funções de solista e professor, apresentando-se em recitais e masterclasses nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Bélgica, Holanda, Polônia, Rússia, França, Suíça, Croácia, Lituânia, Síria, Kwait, Japão, dentre outros.

Além do trabalho próprio, já participou de concertos e gravações ao lado de artistas como Al Di Meola, Cesar Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal e Gal Costa.

Ulisses foi indicado para o prêmio Brazilian Press Awards 2016, dedicado aos artistas brasileiros mais destacados no cenário artístico Americano. 

Além de sua atuação como artista, desempenha importante trabalho na área didática como professor da faculdade de Música da Unicamp, e como professor convidado na University of Florida, onde reside desde 2012.

 

Daniel Sá é um músico gaúcho, que desenvolve um intenso trabalho com o acordeonista Renato Borghetti como guitarrista, arranjador e produtor musical. Também atuou ao lado de nomes como: Guinga, Osvaldinho do Acordeon, Arismar do Espírito Santo, Paulo Moura e Sivuca. nascido em Porto Alegre, onde se formou em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Daniel manteve seus primeiros contatos com o violão aos 8 anos de idade, inspirado pelo pai que tocava e deu-lhe as primeiras lições no instrumento.

Foi convidado em 89, a integrar o grupo de Renato Borghetti, com quem já viajou por países como EUA, Áustria, Alemanha, França, Itália, Portugal,  Eslovênia, Argentina, Uruguai, e por todo Brasil. Recebeu o convite para integrar o grupo de músicos brasileiros patrocinados pela empresa europeia THOMASTIK-InFELD (VIEnnA), a maior fabricante de cordas para instrumentos musicais do mundo. Junto com Daniel, também integram este grupo, músicos brasileiros como: Toninho Horta, Paulo Belinati, Duo Fel e Armandinho, além de estrelas internacionais do jazz como George Benson.

Como instrumentista, Daniel Sá possui um estilo muito pessoal de tocar que une a técnica e o virtuosismo adquiridos no violão erudito e flamenco com a liberdade de improvisação do jazz e da música brasileira e latino-americana. Atualmente, além de trabalhar como educador musical, e integrar o Renato Borghetti & Quarteto, Daniel desenvolve seu trabalho solo, compõe trilhas para fi lmes e atua como arranjador e produtor musical de artistas de  estilos.

 

Poucos sabem que Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional. Turnês europeias são uma constante na vida do gaiteiro, cidades italianas (sua origem), passando ainda por festivais na Croácia, República Tcheca, Áustria e Alemanha. na Áustria, onde se apresenta regularmente desde 2000, Renato se sente em casa, pois não há cidade em que não tenha tocado. Borghetti comemorou em 2014 seus 30 anos de carreira, iniciados a partir daquele álbum que, vendendo mais de 100 mil cópias, ganhou o primeiro disco de ouro da musica instrumental brasileira. Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil.

Data: 24 de setembro
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS - Avenida Paulo Gama, 110.

Entrada franca

VOLTAR AO TOPO