Concerto com Alan Juarez Balderas e Carlos Pérez

Nascido em Cuernava Morelos, no México, Alan Juarez Balderas graduou-se com a média mais alta de sua geração em licenciatura em música, com ênfase em violão, pelo Centro Morelense de Artes, sob a orientação do professor Ildefonso Sosa. Fez cursos de estilo e aprimoramento interpretativo com os professores: Antonio Corona, Arturo Márquez, Juan Carlos Laguna (México) e Leo Brouwer (Cuba). Participou de masterclasses com: Máximo Diego Pujol, Eduardo Isaac (Argentina), Pavel Steild (República Checa), Rémi Boucher (Canadá), Carlos Pérez (Chile), Berta Rojas (Paraguai), Goran Krivokapic (Montenegro) e Martín Pedreira (Cuba).

Se apresentou em diversas salas de concerto e festivais internacionais, com destaque para: Sherwood Recital Hall of Columbia College (EUA), estreando a obra dedicada a Alan Juárez, Chicago, do compositor italiano Simone Iannarelli; Festival de XX Aniversário da Universidade La Salla Costa Rica, onde estreou a obra dedicada a Alan Juárez, Xochicalco, da compositora mexicana Anastasia Guzmán; Festival Internacional de Guitarra Guitarromanía e Seminário Internacional de Guitarra de Uruguay. 

É ganhador do Premio Estatal de la Juventud, proclamado ilustre visitante como violonista clássico do México em Porto Rico, concedido pelo governo do país. Foi beneficiário do programa de incentivo de CONACULTA, através da PCDA do estado de Morelos pelo projeto “La música de concierto a través de tu música e pelo projeto Música transcrita para guitarra del S. XVI en el Marco de los Conventos del Estado de Morelos”.

Atualmente é docente de violão clássico pela Secretaria de Cultura do Estado de Morelos e catedrático da Escola de Música da Universidade Autônoma do Estado de Morelos, diretor artístico do Ciclo Internacional de Guitarra de Cuernavaca, Concurso Nacional de Guitarra de Cuernavaca e diretor geral do Festival Internacional de Guitarra de Cuernavaca, México.

 

Nascido em Santiago do Chile em 1976, Carlos Pérez se interessou cedo pelo violão através de seu pai. Estudou com o professor Ernesto Quezada na Faculdade de Artes da Universidade do Chile, onde se graduou com a mais alta condecoração.

Ganhou diversos prêmios prestigiosos em concursos internacionais na Europa e na América, destacando os primeiros lugares nos seguintes concursos: concurso Alirio Díaz, Venezuela; concurso René Bartoli, França; Printemps de la Guitare, Bélgica; Forum Gitarre, Áustria; Fundación Guerrero e Joaquín Rodrigo, Espanha.

Lançou onze discos, dois DVDs e participou de programas de rádio e televisão. Deu recitais em mais de trinta países e tocou com orquestras da Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos, Alemanha, Lituânia, Espanha, Rússia, Portugal, Polônia e Chile. Entre os lugares mais prestigiosos em que se apresentou, se encontram: Carnegie Hall (EUA), Filarmônica de Berlim (Alemanha), Auditório Nacional (Espanha), Royal Festival Hall (Inglaterra) e Teatro Monumental (Espanha).

Participa regularmente de festivais de violão e música de câmara em diversos países. Estreou obras de compositores destacados como: Ernesto Cordero, Máximo Pujol, Jeffrey Van e Javier Farías. Editoras como Henry Lemoine (França), Productions d’Oz (Canadá) e Grenzland-Verlag Theo Hüsgen (Alemanha) publicaram alguns de seus arranjos e composições. Atualmente é professor da Faculdade de Artes da Universidade do Chile.

Data: 26 de setembro
Horário: 20h
Local: Auditorium Tasso Correa - Instituto de Artes da UFRGS - Rua Sr. dos Passos, 248.

Entrada franca

VOLTAR AO TOPO