Concerto com Quarteto Maogani

O Quarteto Maogani surgiu em 1995 a partir do encontro de quatro alunos do curso de Violão da Escola de Música da UFRJ – Carlos Chaves, Marcos Alves, Paulo Aragão e Sergio Valdeos – que buscavam aliar a bagagem obtida no estudo do violão clássico à paixão pela música popular. Essa característica, aliada aos arranjos que se tornariam a marca registrada do conjunto, viria a se tornar o traço marcante da sonoridade do MAOGANI.

Em 1997 veio a gravação do primeiro disco, “Maogani”, contando com as participações especiais de Guinga, Leila Pinheiro, Zé nogueira, Jane Duboc, Célia Vaz, Celsinho Silva e Pedro Aragão. A boa repercussão do trabalho impulsionou o conjunto a uma série de shows e à confecção de novos arranjos, registrados no segundo disco, “Cordas Cruzadas”, de 2001, com Marcus Tardelli no lugar de Sergio Valdeos e com participações especiais de Joyce, Ed Motta, Guinga, Mônica Salmaso, Cristiano Alves e Alexandre Maionese. Este álbum, eleito “Disco do Ano” pelo Jornal do Brasil, ganhou o 1o Prêmio Caras de Música e foi indicado para o Prêmio Rival BR. O terceiro disco, “Água de Beber”, foi lançado em 2004, mesmo ano em que o MAOGAnI partiu em sua primeira turnê européia, apresentando-se na

Itália, Holanda, Hungria, Polônia e Alemanha, onde participou do Festival Open String, na cidade de Osnabrück, ao lado do Duo Assad. Com esse disco, o quarteto abocanhou os prêmios Rival BR (2004) e Tim (2005). Ainda em 2004 o MAOGAnI foi uma das atrações do Tim Festival e atuou como solista da Orquestra Petrobras Pró-Música, ao lado de Wagner Tiso, em concerto na Sala Cecília Meireles (RJ).

Em 2005 Maurício Marques substituiu Marcus Tardelli no quarteto, e o MAOGANI participou do “Projeto Pixinguinha”, excursionando pelo nordeste ao lado da cantora Miúcha. Em 2008 o MAOGANI lança seu quarto álbum, “Impressão de Choro”, inteiramente dedicado ao repertório do choro, com participações especiais de nailor “Proveta” Azevedo e Pedro Amorim. Também em 2008 seguiram-s turnês pela América Latina (Equador, Colômbia e Peru) e Oriente Médio (Israel e Palestina).

Em 2013, com o retorno de Sergio Valdeos, o grupo recupera sua formação original.

Data: 28 de setembro
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS - Avenida Paulo Gama, 110.

Entrada franca

VOLTAR AO TOPO