Festival Varilux de Cinema Francês 2017

O Festival Varilux de Cinema Francês segue em pleno crescimento e registra um recorde do evento no Brasil. A edição de 2017 chega a mais de 55 cidades, distribuídas em 21 estados e Distrito Federal. A programação deste ano é composta por produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico.

A Sala Redenção - Cinema Univeritário exibe as sessões de democratização gratuitas. O Festival oferece ao público novas atividades paralelas este ano, com a organização de debates nas sessões democráticas, em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre. Na Sala Redenção exibiremos Amanhã, com direção de Cyril Dion e Mélanie Laurent, para refletir sobre temas ambientais. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de  um milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Conheceram iniciativas positivas e concretas já funcionamento e que sinalizam como pode se tornar o mundo no futuro.

Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição. Produzido pela Bonfilm, o evento tem patrocínio principal da Varilux/Essilor, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Na Sala Redenção a parceria é com a Aliança Francesa de Porto Alegre e acontecerá nos dias 12, 13, 14, 16, 19 e 20 de junho.

Na programação, os mais recentes filmes de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard entre outros. Um dos destaques é Frantz,  o mais recente filme de François Ozon, uma surpreendente adaptação do filme de Ernest Lubitsch de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney.

 

E uma sessão muito especial para comemorar os 30 anos da Sala Redenção:

seguindo a tradição de exibir um clássico do cinema francês, o Festival Varilux traz a reconhecida comédia-musical Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort, 1967), de Agnès Varda e Jacques Demy, no ano que o longa completa 50 anos. Com Catherine Deneuve, ele foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora.

Sala Redenção, 30 anos de muito estilo!
(e no cinema estilo é fundamenta!)

Tânia Cardoso de Cardoso
Coordenadora e curadora Sala Redenção.

Horários

O Reencontro

(Sage Femme | França | 2017 | 117 min) Dir. Martin Provost

Claire exerce a profissão de parteira com muita paixão. Mas preocupada com sua maternidade, vê sua vida virada de cabeça para baixo pelo retorno de Beatrice, a extravagante ex-mulher de seu falecido pai.

12/06/17 - 16:00

Na Vertical

(Rester vertical | França | 2016 | 100 min) Dir. Alain Guiraudie

Leo está à procura de um lobo. Durante uma caminhada no sul da França conhece Marie, uma pastora de espírito livre e dinâmico. Nove meses depois, nasce o filho dos dois. Sofrendo de depressão pós-parto e sem fé em Leo, que vai e vem sem aviso, Marie os abandona. Leo encontra-se sozinho, com um bebê para cuidar. Através de uma série de encontros inesperados e incomuns, o filme apresenta várias camadas subjetivas que nos apresentam a natureza, o sexo, o onírico, a velhice, a morte, a complexidade da vida. Leo vai fazer o que for preciso para se manter de pé.

12/06/17 - 19:00

14/06/17 - 16:00

Frantz

(Frantz | França | 2017 | 113 min) Dir. François Ozon

Em uma pequena cidade alemã após a Primeira Guerra Mundial, Anna visita diariamente o túmulo de seu noivo Frantz, morto em batalha na França. Um dia, um jovem francês, Adrien, também deixa flores no túmulo. A presença dele logo após a derrota alemã inicia paixões. 

13/06/17 - 16:00

Amanhã

(Demain | França | 2015 | 118 min) Dir. Cyril Dion, Mélanie Laurent)

Com a situação ambiental exigindo cada vez mais medidas drásticas, esse documentário ecológico decide abandonar um pouco a crise e focar em seres humanos comuns que estão desenvolvendo projetos e soluções para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

13/06/17 - 19:00

19/06/17 - 16:00

Duas Garotas Românticas

(Les demoiselles de Rochefort | França | 1967 | 124 min) Dir. Jacques Demy, Agnés Varda)

Delphine e Solange são duas irmãs de 25 anos que vivem em Rochefort, na França. Delphine é professora de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.

14/06/17 - 19:00

Tour de France

(Tour de France | 2016 | 94 min) Dir. Rachid Djïdani)

Far’Hook é um jovem rapper de 20 anos. Após um acerto de contas, ele é obrigado a sair de Paris por algum tempo. Seu produtor, Bilal, propõe a ele que o substitua e acompanhe seu pai Serge numa volta pelos portos da França, seguindo os passos do pintor Joseph Vernet. Apesar do choque de gerações e culturas, uma amizade improvável surgirá entre o rapper promissor e esse pedreiro do norte da França durante um périplo que os levará a Marselha para um show final, o da reconciliação.

16/06/17 - 16:00

O Filho Uruguaio

(Une vie ailleurs | França | 2017 | 96 min) Dir. Olivier Peyon)

É no Uruguai que Sylvie finalmente encontra a pista sobre o paradeiro de seu filho, sequestrado há quatro anos pelo ex marido. Com a ajuda preciosa de Mehdi, ela vai recuperá-lo, mas ao chegar lá, nada acontece como previsto: a criança, criada por sua avó e sua tia, parece feliz e radiante. Sylvie percebe que Felipe cresceu sem ela e que agora sua vida é em outro lugar.

16/06/17 - 19:00

Coração e Alma

(Reparér les vivants | França | 2016 | 100 min) Dir. Katell Quilléeére)

Tudo começa ao amanhecer; três jovens surfistas em um mar furioso. Poucas horas depois, a caminho de casa, ocorre um acidente. Agora totalmente ligado às máquinas em um hospital em Le Havre, a vida de Simon está por um fio. Enquanto isso, em Paris, uma mulher aguarda o transplante de órgão que lhe dará uma nova chance de vida.

19/06/17 - 19:00

Tal mãe, tal filha

(Telle mãe, telle fille | França | 2017 | 94 min) Dir. Noémie Saglio)

Inseparáveis, Avril e sua mãe Mado não podiam ser mais diferentes. Avril, 30 anos, casada, assalariada e organizada, ao contrário da mãe, eterna adolescente despreocupada e louca, que vive sustentada pela filha desde o divórcio. Mas quando as duas mulheres se veem grávidas ao mesmo tempo e sob o mesmo teto, o choque entre as duas é inevitável. Pois se Mado, em plena crise juvenil não está pronta para ser avó, Avril tem muita dificuldade em imaginar sua mãe... uma mãe!

20/06/17 - 16:00

A Vida de uma Mulher

(Une vie | 2017 | 119 min) Dir. Stéhane Brizé)

Jeanne volta para casa após completar os estudos e passa a ajudar os zelosos pais nas tarefas do campo. Certo dia o visconde Julien de Lamare aparece nas redondezas e logo conquista o coração da jovem, que, encantada, com ele se casa e vai morar. Conforme o tempo avança Julien se mostra infiel, avarento e nada companheiro, o que vai minando a alegria de viver da antes esperançosa Jeanne.

20/06/17 - 19:00

VOLTAR AO TOPO