Mostra: Você tem fome de quê?

Este ciclo de cine-debates homenageia os 10 anos do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana de São Paulo. Pioneiro na discussão do tema da publicidade dirigida à criança, o projeto completou 10 anos de lutas em 2016 e originou um livro, Criança e Consumo, 10 anos de transformação, que será lançado no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, no dia 24 de junho, em ocasião do VI Seminário Universidade e Escolas.

O ciclo inicia com o documentário Criança, a alma do Negócio, de 2008, dirigido por Estela Renner. Este é o primeiro projeto audiovisual sobre o tema criança, consumo e publicidade no Brasil. O filme aborda os vários aspectos do consumismo na infância: erotização precoce, adultização, violência, stress familiar, obesidade infantil, diminuição das brincadeiras, consumo precoce de álcool e tabaco. O documentário Muito Além do Peso, do final de 2012, também tem direção assinada por Estela Renner. Ele apresenta vários relatos sobre os impactos da publicidade em crianças com vários graus de obesidade. Ambos os filmes contam com debate após as sessões com especialistas em saúde e direito da criança.

O terceiro filme, Apart Horta, de 2015, com direção de Cecília Engels, já participou de vários festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais. O filme fala de alimentação saudável e propõe uma solução inesperada. Para o debate do filme, contaremos com a presença de sua diretora, Cecília Engels, nas sessões dos dias 22 e 23.

 Noemia Perli Goldraich

Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância

Horários

Muito Além do Peso

(Brasil | 2012 | 84 min) Dir. Estela Renner

O documentário foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a eles. O filme é fruto de uma longa trajetória na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.

Após a sessão, debate com Cintia Santos Costa, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, e Annelise Barreto Krause, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

21/06/17 - 16:00

Criança - A alma do negócio

(Brasil | 2008 | 49 min) Dir. Estela Renner

Uma crítica ao consumismo exacerbado na infância, impulsionado pela publicidade sem limites, ética ou regulamentação. Um convite aos pais e educadores para refletir sobre seus papéis nesta sociedade e como podem colaborar para mudar o cenário.

Após a sessão de quinta, dia 22, debate com Mariana Dihl Schiffner, nutricionista da UFRGS, trabalha na UBS do HCPA, e Cintia Silva dos Santos, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.

Após a sessão de sexta, dia 23, debate com Ekaterine Karageorgiadis (Instituto Alana) e Tânia Ramos Fortuna (UFRGS).

22/06/17 - 16:00

23/06/17 - 19:00

Apart horta

(Brasil | 2015 | 55 min) Dir. Cecilia Engels

A baiana Nazaré vai a São Paulo pela primeira vez visitar seu irmão Natanael, que vive na cidade há oito anos. Natanael tem um estilo de vida voltado ao trabalho, já Nazaré vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Aos poucos, trazendo seu axé e cultivando alimentos no apartamento, Nazaré germina a transformação na vida de Natanael e no prédio em que ele vive.

Após as sessões, debate com Cecilia Engels, diretora do filme, e Ingrid de Barros, Professora da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

22/06/17 - 19:00

23/06/17 - 16:00

VOLTAR AO TOPO