Ouvindo Filmes: Trilhas e Tramas no Cinema

Hitchcock é um ícone do universo cinematográfico que personificou o estereótipo, no melhor sentido, do diretor. Ele também é responsável, em larga medida, pela qualificação da transição do cinema mudo para o falado. A mulher do fazendeiro (Farmer’s wife) é bom exemplo desse processo, com trilha sonora assinada por Xavier Berthelot. Hitchcock trabalhou com compositores de muita expressão, como John Williams, em Trama macabra (Family Plot). Alguns dos seus maiores clássicos têm como destaque a trilha sonora, como A sombra de uma dúvida (Shadow of a doubt), com a música de Dimitri Tiomkin, Janela indiscreta (Rear window), que conta com Franz Waxman, e Topázio (Topaz), com música de Maurice Jarre. Cortina rasgada (Torn curtain) é outro exemplo de uma trilha sonora importante, composta por John Addison, que leva o espectador a momentos de tensão, uma característica do “Mestre do Suspense”. Psicose (Psycho), contudo, uma de suas obras-primas, é provavelmente o filme em que a música (composta por Bernard Herrmann) mais se destacou. “Hitch” acompanhou de perto essa produção musical. De acordo com Rebello (2013, p.153), “não importa o quanto o diretor confiasse em seu compositor e em seu montador de som, sempre fazia anotações detalhadas para a inserção dos efeitos sonoros e da música”. É como se ele compusesse sua própria “partitura musical”.

            Os filmes de suspense, assim como os filmes de terror, são fundamentais para a afirmação da música como linguagem fílmica. Por isso priorizamos, nessa Mostra, parte da filmografia de Hitchcock, de modo a possibilitar ao público a reflexão sobre a importância da música no Cinema. Segundo Berchmans (2016, p.17), “o poder da música é pouco compreendido até por grandes diretores”. Nesse sentido, Hitchcock deu um passo à frente no diálogo com os compositores, ao procurar compreender a feitura das canções nos contextos dos seus filmes.

            Contemplamos, também, filmes de outros gêneros, cujas trilhas foram compostas por músicos históricos. Henry Mancini se faz presente no filme A bonequinha de luxo (Breakfast at Tiffany’s), um clássico dirigido por Blake Edwards. Ennio Morricone está aqui com o filme Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds), dirigido por Quentin Tarantino. John Barry compôs a trilha de 007 contra o homem contra a pistola de ouro (The man with the golden gun), que conta com a direção de Guy Hamilton e com a participação especial de Christopher Lee como o vilão de James Bond. Ryuichi Sakamoto, por sua vez, em companhia de David Byrne e Cong Su, assina a trilha de O último imperador (The last emperor), de Bernardo Bertolucci. A musicalidade de Philip Glass está em As horas (The hours, direção de Stephen Daldry) e a de Wojciech Kilar em Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula), dirigido por Francis Ford Coppola, possivelmente a melhor adaptação do célebre livro do escritor irlandês. Dany Elfman musicou Tim Burton em Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (Big Fish), e Vangelis compôs um dos temas mais famosos da história do Cinema em Carruagens de fogo (Chariots of fire), de Hugh Hudson. Betty Blue (Betty Blue: 37º2 Le Matin) e Thelma & Louise (Thelma & Louise), clássicos dos anos 80 e 90, respectivamente, tiveram suas trilhas compostas por Gabriel Yared e Hanz Zimmer, dois dos mais significativos compositores contemporâneos, especialistas em canções instrumentais.

            Duas trilhas foram compostas por bateristas. O selvagem da motocicleta (Rumble Fish), dirigido por Coppola, foi musicado por Stewart Copeland, um dos mais renomados ritmistas do universo rock-pop, dono das baquetas do grupo The Police. Nessa obra, bolas de bilhar, máquina de escrever e outros objetos foram utilizados como instrumentos alternativos, em busca de novas sonoridades. Antonio Sanches, baterista de jazz, compôs uma trilha diferenciada para Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância) [Birdman: or (The unexpected virtue of ignorance). O sucesso dessa produção fez com que o músico se apresentasse em diferentes países, usando imagens do filme em meio aos shows. Já Justin Hurwitz ambientou Whiplash: em busca da perfeição (Whiplash), um filme que trata diretamente de música, a partir de uma personagem que tem o sonho de ser um ritmista virtuoso. Nessa obra, muitas referências ao baterista Buddy Rich, ícone do instrumento. Direção de Damien Chazelle.

            Por fim, temos Alberto Iglesias, compositor presente com frequência no trabalho do diretor espanhol Pedro Almodóvar, aqui representado na obra Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos), um drama bastante sensível acerca de perdas e mudanças de identidade.

            Sobre música e a “Sétima Arte”, é preciso observar que, segundo Carrière (1995, p.35), “ o cinema nasceu silencioso e continua a amar o silêncio”, o que não implica, obviamente, o desprezo pelas canções e pelos sons. Ao contrário, é crescente a significação da música como elemento fílmico, o que exige o conhecimento deste campo por parte dos diretores e demais produtores dos filmes.

            Orquestradas, batucadas, cantadas, assobiadas, as trilhas sonoras possibilitam aos espectadores ouvirem os filmes, por meio de suas melodias, harmonias e ritmos. Através dos compassos, somos convidados pelos compositores a transitar pelos roteiros, em busca de vozes e sentidos diversos, alimentando ainda mais o rico imaginário cinematográfico.

 

Marcelo Pizarro Noronha
curador convidado 

De: 01 a 30/08

Horários: 16:00 e 19:00

Local: Sala Redenção - Cinema Universitário (Avenida Engenheiro Luiz Englert, S/N, Campus central da UFRGS)

Horários

Bonequinha de Luxo

(Breakfast at Tiffany's | EUA | 1961 | Cor | 115 min). Direção: Blake Edwards. Música: Henry Mancini. Paramount Pictures.

Holly Golightly é uma moça boêmia que sobrevive de presentes de admiradores. No mesmo edifício onde reside vive o escritor Paul, que luta para demonstrar seu talento e também se mantém graças à ajuda de uma rica benfeitora, com quem tem um caso. O equilíbrio delicado dos dois personagens é posto em xeque quando Paul se apaixona por sua vizinha linda e um tanto exasperante.

01/08/17 - 16:00

10/08/17 - 16:00

007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro

(The man with the golden gun | EUA | 1974 | Cor | 125 min). Direção: Guy Hamilton. Música: John Barry. Twentieth Century Fox.

James Bond foi marcado para morrer e precisará de seus instintos mais letais aliados a seu charme irresistível para sobreviver. Roger Moore assume o papel de Agente 007 e participa de um jogo de gato-e-rato como o assassino Franciso Scaramanga.

01/08/17 - 19:00

02/08/17 - 16:00

Carruagens de Fogo

(Chariots of fire | EUA | 1981 | Cor | 123 min). Direção: Hugh Hudson. Música: Vangelis. Twentieth Century Fox.

Os melhores atletas da Inglaterra iniciam sua busca de glória nos Jogos Olímpicos de 1924. O sucesso honra sua pátria. Para dois corredores, a honra em questão é pessoal... e o desafio vem de dentro de cada um deles.

02/08/17 - 19:00

03/08/17 - 16:00

O Último Imperador

(The last emperor | Reino Unido, Itália, França e China | 1987 | Cor | 162 min). Direção: Bernardo Bertolucci. Música: Ryuichi Sakamoto, David Byrne e Cong Su. Columbia Pictures.

Nomeado Imperador aos três anos de idade, Pu Yi viveu enclausurado na Cidade Proibida até os 24 anos, quando foi forçado a abandonar o luxo e a segurança da realeza. Tendo como pano de fundo as transformações políticas e sociais que atingiram a China entre o final do século XIX e a instituição do governo socialista de Mao Tse Tung em 1949, o filme ganhou vários prêmios.

03/08/17 - 19:00

04/08/17 - 16:00

Betty Blue

(Betty Blue: 37º2 Le matin | França | 1986 | Cor | 185 min). Direção: Jean-Jacques Beineix. Música: Gabriel Yared. Columbia Tristar.

Zorg é um faz-tudo que cuida de bangalôs numa praia na França. Em meio ao trabalho ele escreve. Um dia, Betty apareceu em sua vida, uma jovem tão linda quanto imprevisível. Inesperadamente a sua irreverência começa a fugir do controle, ameaçando a relação de ambos e suas próprias vidas.

04/08/17 - 19:00

07/08/17 - 16:00

O Selvagem da Motocicleta

(Rumble Fish | EUA | 1983 | Cor | 94 min). Direção: Francis Ford Coppola. Música: Stewart Copeland. Universal Pictures.

Descontente e inquieta, Rusty James foi abandonado por sua mãe e vive com seu pai alcoólatra. Ele se diverte saindo com sua namorada e com alguns amigos. Quando seu irmão, o Motoqueiro, retorna à cidade, Rusty tem esperança de ter encontrado um guia em sua vida.

07/08/17 - 19:00

08/08/17 - 16:00

Thelma & Louise

(Thelma & Louise | EUA | 1991 | Cor | 129 min). Direção: Ridley Scott. Música: Hans Zimmer. Twentieth Century Fox.

No Arkansas, garçonete e jovem dona de casa entediadas resolvem fazer pequena viagem para fugir da rotina. Quando param num bar, matam um estuprador e fogem, com destino ao México, mas são perseguidas pela polícia.

08/08/17 - 19:00

09/08/17 - 16:00

Drácula de Bram Stoker

(Bram Stoker's Dracula | EUA | 1992 | Cor | 130 min). Direção: Francis Ford Coppola. Música: Wojciech Kilar. Columbia Tristar.

O filme marca o retorno à fonte original do mito de Drácula e, partindo do romance gótico, cria uma moderna obra de arte.

11/08/17 - 16:00

As Horas

(The hours | EUA | 2002 | Cor | 115 min). Direção: Stephen Daldry. Música: Philip Glass. Miramax Films.

Três épocas, três mulheres e três histórias se mesclam e se transformam pela influência de uma grande obra literária.

11/08/17 - 19:00

14/08/17 - 16:00

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas

(Big fish | EUA | 2003 | Cor | 125 min). Direção: Tim Burton. Música: Dany Elfman. Columbia Tristar.

Durante toda a sua vida, Edward Bloom tem sido um homem de grandes sonhos, paixões e histórias inesquecíveis. Em seus últimos anos de vida, ele continua sendo um grande mistério para seu filho. Agora, na tentativa de conhecer o seu pai de verdade, ele começa a juntar as peças para montar uma ideia real de seu pai através de flashbacks de suas histórias maravilhosas.

14/08/17 - 19:00

15/08/17 - 16:00

Bastardos Inglórios

(Inglorious Basterds | EUA | 2009 | Cor | 153 min). Direção: Quentin Tarantino. Música: Ennio Morricone. Universal Pictures.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França invadida pelos nazistas, um grupo de soldados americanos de sangue judeu, conhecidos como Os Bastardos, é selecionado para espalhar medo naqueles que impuseram as duras regras do Terceiro Reich. A missão do grupo é exterminar os nazistas, sem medir consequências.

15/08/17 - 19:00

16/08/17 - 16:00

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

(Birdman: or the unexpected virtue of ignorance | EUA | 2014 | Cor | 119 min). Direção: Alejandro G. Iñárritu. Música: Antonio Sanches. Twentieth Century Fox.

Determinado a provar suas qualidades como ator, depois de estrelar um filme de super-herói, Riggan arrisca todas as suas reservas para produzir uma peça para a Broadway. Agora ele tem de lidar com os críticos, um perturbado alter ego, sua filha distante e o temperamento nada comum do ator principal de sua peça.

16/08/17 - 19:00

17/08/17 - 16:00

Whiplash: Em Busca da Perfeição

(Whiplash | EUA | 2014 | Cor | 107 min). Direção: Damien Chazelle. Música: Justin Hurwitz. Sony Pictures.

Andrew Neiman é um baterista de jazz jovem e ambicioso, que deseja chegar ao topo. Terence Fletcher, professor famosos por seus métodos aterrorizantes, descobre o jovem e o coloca na melhor banda de jazz, mudando para sempre a vida do músico. Mas a paixão de Andrew em alcançar a perfeição logo se torna obsessão, enquanto seu professor implacável o pressiona até o limite de sua habilidade e sanidade.

17/08/17 - 19:00

18/08/17 - 16:00

Abraços Partidos

(Los abrazos rotos | Espanha | 2009 | Cor | 127 min). Direção: Pedro Almodóvar. Música: Alberto Iglesias. Universal Pictures.

Em um trágico acidente de carro, um cineasta perde a visão e a sua amada. Já que não pode mais exercer sua profissão, ele passa a sobreviver com a ideia de que morreu ao lado de sua paixão e troca a sua identidade, transformando-se num homem cuja força de trabalho está envolvida no universo literário.

18/08/17 - 19:00

21/08/17 - 16:00

A mulher do fazendeiro

(Farmer's wife | EUA | 1927 | P&B |100min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: Xavier Berthelot. Universal Pictures.

Baseado numa peça de mesmo nome, essa obra conta a história de um velho e solitário viúvo que resolve se casar de novo. Sua empregada tem por ele uma paixão secreta e o ajuda a procurar uma esposa entre as mulheres locais. Todas, no entanto, o rejeitam, até ele perceber que a perfeita esposa vive sobre o seu próprio teto.

21/08/17 - 19:00

22/08/17 - 16:00

A Sombra de uma Dúvida

(Shadow of a doubt | EUA | 1942 | P&B | 108 min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: Dimitri Tiomkin. Universal Pictures.

Joseph Cotten faz o papel do sedutor tio Charlie, um assassino ludibriante que viaja da Filadélfia para a Califórnia apenas um passo à frente da lei. Logo a sua sobrinha homônima, a “jovem Charlie”, começa a suspeitar que o seu tio é o assassino da Viúva Alegrea, tendo início um jogo mortal de gato e rato.

22/08/17 - 19:00

23/08/17 - 16:00

Janela Indiscreta

(Rear window | EUA | 1954 | Cor | 114 min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: Franz Waxman. Universal Pictures.

Quando o fotógrafo profissional J.B. se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas com uma perna quebrada, nasce nele uma obsessão pela observação dos dramas privados dos seus vizinhos. Quando suspeita que um vendedor possa ter assassinado a sua esposa, ele pede ajuda a namorada para investigar a cadeia de acontecimentos altamente suspeitos.

24/08/17 - 16:00

Psicose

(Psycho | EUA | 1960 | Cor | 109 min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: Bernard Herrmann. Universal Pictures.

Obra-prima estrelada por Anthony Perkins como o atormentado Norman Bates, cuja velha e misteriosa casa abriga um motel onde não se pode passar uma noite tranquila. E ninguém sabe melhor do que Marion Crane, a infeliz viajante cuja jornada acaba na famosa cena do chuveiro. Primeiro um detetive particular, depois a irmã de Marion a procurá-la são as bases para a montagem do horror e do suspense.

24/08/17 - 19:00

25/08/17 - 16:00

Cortina Rasgada

(Torn curtain | EUA | 1966 | Cor | 128 min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: John Addison. Universal Pictures.

Paul Newman e Julie Andrews estrelam essa clássica história de espionagem. Ele é o famoso cientista que vai a um congresso internacional de Física com sua assistente. Durante a estada no evento, ela pega por um engano uma mensagem endereçada a ele, descobrindo que o mesmo está desertando para Berlim Oriental, onde pretende conseguir fundos para seu projeto. Ou não estará?

25/08/17 - 19:00

28/08/17 - 16:00

Topázio

(Topaz | EUA | 1969 | Cor |126 min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: Maurice Jarre. Universal Pictures.

Um agente americano da CIA contrata um francês para ir a Cuba checar rumores de mísseis russos e um espião da OTAN chamado Topázio. Em Havana, a investigação se torna perigosa, envolvendo políticos, traição e assassinato.

28/08/17 - 19:00

29/08/17 - 16:00

Trama Macabra

(Family Plot | EUA | 1976 | Cor | 120 min). Direção: Alfred Hitchcock. Música: John Williams. Universal Pictures.

Quando uma mulher rica contrata um motorista de táxi e um psicopata falso para achar seu herdeiro desaparecido o resultado é diabolicamente engraçado. Raptos, tentativas de assassinato, risadas e uma série de pequenas tramas recheia a história desse filme inesquecível.

29/08/17 - 19:00

30/08/17 - 16:00

VOLTAR AO TOPO