Concerto com Daniel Wolff, Paulo Inda e Marcos Araújo

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Recebeu bolsas da CAPES e CNPq para cursar Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, recebendo o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Professor Titular da UFRGS, Wolff é constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, México, Alemanha, Portugal, Colômbia, Uruguai, Argentina e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK). A revista britânica Classical Guitar o descreveu como “um talento impressionante”. A revista Guitar Player o considerou “um violonista de primeira grandeza”.

 

Violonista e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Inda realiza concertos pela América do Norte, Sul, Europa e Ásia nos últimos 20 anos, apresentando um amplo repertório que inclui solos, música de câmara e concertos com orquestra. Mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, estudou com alguns dos mais importantes nomes do violão atual, como Eduardo Fernández, Mark Delpriora e David Starobin, tendo atendido workshops ministrados por Manuel Barrueco, John Duarte e Leo Brouwer, entre muitos outros. “Há tempos não escutava a música do Radamés tão maravilhosamente interpretada, com tanta paixão e tanto virtuosismo. Tenho certeza de que se ele estivesse vivo, e pudesse também ouvir esse CD, ele ficaria em êxtase, e teria feito tudo para que o Paulo se tornasse um amigo chegado. O que mais o deixava enlevado eram músicos com talento invulgar, como o Paulo Inda.” - Nelly Gnattali.

 

Doutor em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal), Marcos Araújo iniciou seus estudos em violão aos 7 anos. Premiado em concursos de interpretação, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sesi/Fundarte em 2009. Foi professor de violão e música de câmara no Conservatório de Música e Artes do Dão e no Conservatório de Coimbra (Portugal). Atualmente, Marcos é professor adjunto do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, onde coordena o Programa de Extensão em Música. Paralelo à carreira docente e artística, Marcos desenvolve investigações na área interdisciplinar dos Estudos em Performance, com ênfase na prática musical e o bem-estar do músico, processos cognitivo e afetivos subjacentes à performance musical e preparação para a performance. 

 

Data: 04 de outubro
Horário: 20h
Local: Auditorium Tasso Correa - Instituto de Artes da UFRGS - Rua Sr. dos Passos, 248.

Entrada franca

VOLTAR AO TOPO