Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade

A Exposição apresenta ao público um panorama da produção literária fantástica brasileira, através de painéis descritivos ilustrados, mostrando desde as raízes da literatura insólita no romantismo brasileiro, durante os primeiros anos da monarquia, até as manifestações atuais, contemplando os diferentes estilos e suas variadas audiências. Trata-se, portanto, de uma mostra de caráter historiográfico na qual destacamos o momento e o lugar de produção de cada obra, bem como o modo narrativo, o estilo e a estética adotados em sua produção.

Obviamente, devido a limitações de tempo e espaço, esta exposição não se pretende exaustiva nem definitiva, sobretudo por seu caráter panorâmico. Seu objetivo é, antes, convidar o visitante e leitor a refletir e buscar mais. Afinal, ainda restam, não há dúvidas, muitos autores e obras fantásticas por reler, descobrir e explorar.

A mostra tem curadoria de Bruno Anselmi Matangrano e Enéias Farias Tavares, contando com o design de Jassica Lang, acontecendo em paralelo ao Seminário Fantástico Brasileiro: Produção Literária e Mercado Editorial.

Data: 5 de maio a 23 de junho
Horário de visitação: das 08hs às 18hs – de segunda a sexta
Local: Saguão da Reitoria da UFRGS | Av. Paulo Gama, 110.

 

VOLTAR AO TOPO