Cinemas em Rede

Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 12 Instituições participam do Projeto: Cinemateca Brasileira (SP), a UFRGS (Sala Redenção - Cinema Universitário); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes-ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA); a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife; a UFG (Cinema da UFG); a UFES (Cine Metrópolis); a UFSCAR (CineUFSCar); a UFPB (Cinema da UFPB); a UFPel (Cinema UFPel); a UFOP (Cine Vila Rica) e a UFF (Cinema da UFF).

As sessões acontecem, nas terceiras quintas-feiras, mensalmente.

Data: 19/04

Horário: 18h (horário especial)

Local: Sala Redenção-Cinema Universitário ( Av Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central da UFRGS )

Horários

Martírio

(Brasil, 2016, doc, 160min, Direção: Vincent Carelli)

O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Após a sessão haverá um debate via videoconferência gerado nas seguintes instituições e debatedores:

1. São Paulo (ECA-USP): Vincente Carelli (Antropólogo, diretor do filme e idealizador do projeto Vídeo nas Aldeias); Talita Arruda (Vitrine Filmes)
2. Vitória (UFES): Spensy Kmitta Pimentel (Antropólogo, professor da Federal do Sul da Bahia/UFSB e com pesquisas sobre os Guaranis);
3. Salvador (UFBA): Genilson Taquari (liderança da etnia Pataxó e estudante de Direito da UFBA).

19/04/18 - 18:00

VOLTAR AO TOPO