Sessão Núcleo Cine AgrUrb

Esta programação faz parte das atividades preparatórias para a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em Sociedade Urbanizada (AgrUrb).

A agricultura e a alimentação têm assumido uma importância decisiva na agenda social, política e acadêmica internacional nos anos recentes, dada a sua relevância para o abastecimento alimentar de uma população crescentemente urbana e com recursos ambientais finitos. Assim, a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – AgrUrb será promovida e sediada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O evento acontecerá no 2º semestre de 2018 na cidade de Porto Alegre, buscando reunir diferentes atores envolvidos no campo agroalimentar, como acadêmicos, gestores públicos, profissionais, movimentos sociais, federações e sindicatos, empresários e consumidores.

Mais informações em: https://www.ufrgs.br/ppgs/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=347&voltar=sim

Data: 02/05

Horário: 19h

Local: Sala Redenção - Cinema Universitário (Av Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central da UFRGS)

Horários

SEMENTES, BEM COMUM OU PROPRIEDADE PRIVADA?

SEMILLAS, ¿bien común o propiedad corporativa? Coletivo de Sementes da América Latina| Documentário | 2017 | 39 min

A proposta do documentário é apresentar argumentos em defesa das sementes nativas e da soberania alimentar, da relação entre as mulheres indígenas e sementes nativas, fluxos de sementes nas comunidades, a história da origem do milho, cerimônias maias sobre a importância das sementes, gratidão e bênção de sementes, feiras e trocas de sementes e experiências locais de recuperação e manejo de sementes crioulas. A produção reúne as experiências e lutas dos movimentos de defesa de sementes nativas e nativas na América Latina da Argentina, Equador, Brasil, Costa Rica, México, Honduras, Colômbia e Guatemala.

 

Após a exibição está previsto um debate com as convidadas:

 

Moderadora: Viviane Camejo - Dra. em Desenvolvimento Rural/UFRGS. Pesquisadora do Centro de Estudos Agroecologia, Sociobiodiversidade e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSAN: Centro de Estudos).

                                                                                                       

Debatedora: Thaynara Dias - Agrônoma, foi extensionista em comunidades tradicionais no norte de Minas Gerais e doutoranda em Extensão Rural/ UFSM

 

Debatedora: Thacya Silva - Assentada rural, foi articuladora estadual nos Territórios de Cidadania e banco de sementes no Alagoas, é doutoranda em Extensão Rural/UFSM.

02/05/18 - 19:00

VOLTAR AO TOPO