EXPOJAPÃO - 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Do dia 02 de maio a 22 de junho o Departamento de Difusão Cultural vai homenagear a história da imigração japonesa no Brasil. Em 18 de junho, comemora-se 110 anos desta jornada que começou com somente 781 cidadãos daquele país que desembarcaram no porto de Santos-SP munidos de poucos pertences pessoais, esperança e muita coragem. Entre 02 de maio e 21 de maio, a Expo Japão 110 anos estará aberta a visitações no Solarium do Instituto de Letras da UFRGS. No espaço, mais de 40 objetos serão expostos, como maquetes de templos, bonecas de porcelana, bonecos de madeira (kokeshi), réplicas de pratos da culinária local, bonecos de profissões tradicionais da Terra do Sol Nascente. Além destes objetos, haverá uma linha do tempo contando a trajetória das leis de imigração Brasil-Japão no século XX, desde as tratativas iniciais até os tempos atuais; painéis de pontos turísticos japoneses; relatos diagramados sobre a imigração japonesa no Brasil (professores, escritores, imigrantes).

Posteriormente, entre 23 de maio e 22 de junho, no Saguão da Reitoria da UFRGS, em parceria com o projeto Unifoto, exporemos 24 fotos que contam a trajetória da imigração japonesa no Brasil. Haverá imagens como a da chegada do navio Kasato-maru em 1908; fotos do trem que transportava os imigrantes para São Paulo-SP para ficarem alojados na hospedaria de imigrantes; da própria hospedaria; de empregos na agricultura que os nipônicos eram alocados; propriedades de japoneses em território nacional; dentre diversas outras de acervo de quatro museus.

O projeto da Expo Japão 110 anos reuniu diversos apoiadores para a sua realização. O Instituto de Letras, por meio da parceria com o diretor Sergio Menuzzi, abriu as portas para o evento ocorrer nas dependências da Letras. O Escritório Consular do Japão em Porto Alegre emprestou os objetos para a exposição. A cessão de fotos ficou por conta dos seguintes museus: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, além de acervo pessoal dos imigrantes Tomoko Gaudioso e Takayuki Kurihara.

Data: 02/05 a 13/07

Horário: 9h as 18h

Locais:

  • Saguão da Reitoria da UFRGS - Campus Centro 

Horários

Apresentação de karatê Shotokan

Ministrada pelo mestre Tiago Frosi

Apresentação de karatê Shotokan – o estilo mais difundido desta arte marcial no país - de alunos da Escola Superior de Educação Física da UFRGS, liderados pelo mestre Tiago Frosi.

02/05/18 - 11:00

Oficina de origami e shodô (caligrafia japonesa)

Ministrada pela professora Tomoko Gaudioso

A professora Tomoko Gaudioso, do Memorial da Imigração e Cultura Japonesa da UFRGS, realizou oficinas de origami e shodô (caligrafia japonesa) com os alunos e interessados.

02/05/18 - 11:00

Sessão do filme

Sessão especial ocorre na Expo Japão 110 anos, no Campus do Vale

Com o apoio da MIXER, será exibido no Campus do Vale o filme "Corações Sujos", obra que ilustra o reconhecimento (ou não) da derrota nipônica na Segunda Guerra Mundial pelos imigrantes japoneses que viviam no Brasil à época. A história se passa em 1945, após a assinatura da rendição incondicional às tropas aliadas do Império Japonês, capitaneado pelo Imperador Hirohito.

O filme faz parte da programação da Expo Japão 110 anos. A projeção será externa. Entrada franca.

15/05/18 - 10:00

16/05/18 - 19:00

Cerimônia em Celebração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Saguão da Reitoria (Campus Centro)

Performance do artista plástico japonês e mestre em caligrafia, Kaz Tanahashi

Apresentação do grupo de Karatê Shotokan da ESEF (Escola Superior de Educação Física da UFRGS)

 

04/06/18 - 18:00

VOLTAR AO TOPO