Fronteiras do Pensamento

Fronteiras do Pensamento - O Mundo em Desacordo: Democracia e Guerras Culturais

Fronteiras do Pensamento 2018 propõe um dos mais urgentes ensinamentos: dialogar com diferentes ideias e encontrar caminhos e acordos comuns. Você está pronto para o debate?

Há mais de uma década, a trajetória do Fronteiras do Pensamento privilegia ideias, valoriza o conhecimento e fornece algumas das principais chaves para a compreensão do mundo e da suas complexidades.

A cada temporada, um time de pensadores e profissionais reconhecidos apresenta suas próprias inquietações e provocações para que, a partir de um conjuto múltiplo e diverso, possamos traçar novas discussões, fomentar novas buscas, iluminar dúvidas e certezas e descobrir novos caminhos.

O projeto, após suas mais de duas centenas de conferências internacionais e nacionais realizadas, mantém vivo o seu convite ao diálogo. Especialmente no período atual, em que encontrar consensos ao mesmo tempo em que se valoriza particularidades é um dos grandes desafios.

Participe da temporada 2018 do Fronteiras do Pensamento.

Data: 14/05 a 19/11

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Horários

Vik Muniz

Debate especial com Fernanda Torres

Artista plástico brasileiro. Possui obras expostas nos principais museus de arte contemporânea do mundo, e seu trabalho foi retratado no documentário Lixo Extraordinário.

14/05/18 - 19:45

Fernanda Torres

Debate especial com Vik Muniz

Atriz e escritora brasileira. Destacada por sua atuação na televisão, no cinema e no teatro, também é roteirista e colunista. É autora do romances Fim e A glória e seu cortejo de horrores.

14/05/18 - 19:45

Leïla Slimani

Escritora e jornalista franco-marroquina. Vencedora do Prêmio Goncourt por seu romance Canção de ninar, atua como representante pessoal do presidente Emmanuel Macron para a francofonia.

18/05/18 - 19:45

Catherine Millet

Crítica de arte e escritora francesa. Fundadora e editora da Art Press, uma das mais influentes revistas de arte francesas, é mundialmente reconhecida por seu best-seller A vida sexual de Catherine M.

02/07/18 - 19:45

José Eduardo Agualusa

Escritor angolano. Um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade, foi indicado ao Prêmio Man Booker. É autor de O vendedor de passados e Teoria Geral do esquecimento.

06/08/18 - 19:45

Siddharta Mukherjee

Médico e escritor indiano. Vencedor do Prêmio Pulitzer por seu livro O imperador de todos os males: uma biografia do câncer. Também é autor de O gene: uma história íntima.

03/09/18 - 19:45

Ai Weiwei

Artista plástico, designer e cineasta chinês. Autor de obras irreverentes, utiliza o cinema e a internet como instrumentos de ativismo e de crítica ao governo da China e à crise da Europa.

08/10/18 - 19:45

Javier Cercas

Debate especial com Alejandro Zambra

Escritor espanhol. Indicado ao Prêmio Man Booker em 2018, é referência por mesclar realidade e ficção e usa a literatura para refletir sobre a Espanha e o Ocidente. É autor de Soldados de Salamina e Atanomia de um instante.

22/10/18 - 19:45

Alejandro Zambra

Debate especial com Javier Cercas

Escritor chileno. Considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana, atua como poeta, romancista e ensaísta. É autor de A vida privada das árvores e Múltipla escolha.

22/10/18 - 19:45

Mark Lilla

Debate especial com Luiz Felipe Pondé

Cientista político e historiador norte-americano. Especialista em história intelectual, atua como professor da Universidade de Columbia. É autor de A mente imprudente - Os intelectuais na atividade política.

19/11/18 - 19:45

Luiz Felipe Pondé

Debate especial com Mark Lilla

Filósofo brasileiro. Considerado um dos mais polêmicos pensadores do País, atua como professor e escritor. É autor de Amor para corajosos.

19/11/18 - 19:45

VOLTAR AO TOPO