Um Pincel, de Kazuaki Tanahashi

Em parceria com o Centro de Estudos Budistas Bodivatsa e o Instituto Caminho do Meio, o DDC apresenta à comunidade universitária a exposição “Um Pincel, de Kazuaki Tanahashi”. 

A mostra traz as obras mais recentes do artista plástico Kazuaki Tanahashi. Nascido no Japão em 1933, Tanahashi é artista, tradutor, ativista e erudito Zen Budista. Mudou-se para os Estados Unidos em 1977 para atuar como erudito residente no San Francisco Zen Center (fundado por Shunryu Suzuki Roshi). Mestre caligrafista e artista treinado por Kodo Fukada no Japão, tem ensinado e feito exposições ao redor do mundo há 50 anos, além de ter criado o gênero da pintura em um único traço e os Círculos Zen multicoloridos. 

Escritor, editor e tradutor prolífico, produziu mais de quarenta livros em inglês e japonês, incluindo o conjunto amplo dos ensinamentos do Mestre Zen Dogen. Como ativista ambiental, foi o secretário fundador do Plutonium Free Future. Ativista da paz, trabalhou contra a corrida armamentista nuclear e nas duas Guerras do Golfo, é diretor fundador do Ten Millenium Project e da iniciativa A World Without Armies para a desmilitarização das nações. Também é membro da Academia Mundial de Arte e Ciência.

A abertura desta exposição de curta duração será realizada em conjunto com as atividades de encerramento da mostra “EXPOJAPÃO - 110 anos da imigração japonesa no Brasil”, que acontece no Saguão da Reitoria da UFRGS. Como ação integrada, Kazuaki Tanahashi realizará visita guiada e demonstração de sua arte.

Abertura e demonstração: 04/06 | 18h30min

Período de visitação: 05 a 15/06 | 10h às 18h

Local: Sala Fahrion – Av. Paulo Gama, 110 – 2º andar do Prédio da Reitoria.

VOLTAR AO TOPO