Mostra O brincar e a infância

A infância é o delicado período no qual, com auxílio de adultos, a criança constrói a si mesma e também a forma como concebe o mundo que a rodeia. Qual seria o papel de um brincar livre, rotineiro, desapressado e espontâneo, no florescimento disso tudo?

A partir de diferentes perspectivas, essa mostra exibirá documentários que irão oportunizar diálogos e importantes reflexões a respeito da maneira como nós adultos podemos influenciar positivamente o universo infantil, quando oferecemos à criança tempo e espaço para que seu espírito lúdico potencialize seu desenvolvimento.

A mostra, com curadoria da Ludoteca Pulo do Gato, inicia no dia 12 de julho, com a exibição do documentário Tarja Branca – A revolução que faltava (2014). No dia 09 de agosto será a vez do Território do Brincar (2015), de Renata Meirelles e David Reeks. Em seguida, dia 13 de setembro, o documentário escolhido é Ser e vir a ser (2002), de Clara Bellar. Fechando a mostra, dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças, será exibido Criança: a alma do negócio (2008), de Estela Renner.

Data: 12/07 a 11/10

Horário: 19h

Local: Sala Redenção (Av. Eng. Luiz Englert s/n, Campus Central da UFRGS)

Horários

Tarja Branca - A revolução que faltava

Dir.: Cacau Rhoden | Brasil | Documentário | 2014| 80min

A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”.

Convidada: Amanda Senna

Pernambucana, pesquisadora e brincante da cultura popular brasileira e da cultura da infância. Formada em Artes Plásticas pela UFPE, está concluindo pós graduação em Arte Terapia. Formada Educadora Brincante pelo Instituto Brincantes em SP (volume um e dois). Integrante do Grupo Toque de Comadre e da Cia Luzerim. Idealizadora do Projeto Gente Grande Também Brinca. Atualmente mora em Viamão-RS e trabalha na Escola Caminho do Meio e Escola Baby House.

12/07/18 - 19:00

Território de brincar

Dir: Renata Meirelles, David Reek | Brasil | Documentário | 2015 | 90min

O documentário assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Ao longo de vinte e um meses, diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, foram representadas. O filme faz parte de um projeto de pesquisa, registro e divulgação.

Convidada: Carolina Senna

Tutora do Instituto Caminho para o tema da Educação. Atualmente, tem oferecido cursos de diálogo entre budismo e educação. Aluna do Lama Padma Samten desde 2004, educadora, pesquisadora, contribuiu com a formulação da visão pedagógica da escola sob orientação do Lama Padma Samten. Atua desde 2012 na Escola Caminho do Meio, ora na coordenação pedagógica, ora como educadora; foi também diretora da escola nos anos de 2015 a 2017.

09/08/18 - 19:00

Ser e vir a ser

Dir: Clara Bellar | França | Documentário | 2014 | 99min

O filme explora o conceito e, finalmente, a opção de não escolarização dos filhos a confiança de deixá-los descobrir livremente o que realmente lhes motiva A cineasta viaja entre os EUA, Alemanha (onde é ilegal não ir à escola), França e Reino Unido para conhecer famílias que estão vivenciando ou tenham vivenciado esta experiência. Este filme é uma busca pela verdade sobre o desejo inato de aprender.

Convidado: Guilherme Schröder

Inventor de inutensílios que apoiem a descoberta por si das capacidades de composição de modos de existência. Pesquisador experimentativo de encontros de potência desescolarizados e cocriações aprendentes. Fabricante de ferramentas e tecnologias sociais em habilidades de convivência de quaisqueres. Mestre em Filosofia da Diferença e Educação FACED UFRGS. Pai da Lara.

13/09/18 - 19:00

Criança: a alma do negócio

Dir: Estela Renner | Brasil | Documentário | 2008 | 49min

O documentário promove uma reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes. E mostra uma realidade difícil de acreditar: crianças que preferem ir ao shopping a brincar, conhecem marcas pelo logotipo, e apesar de terem uma vasta coleção de brinquedos e jogos se encantam mesmo é por um pequeno bonequinho de plástico.

Convidada: Cíntia Pilotti Miró

Professora do maternal da escola Caminho do Meio há nove anos (2009 a 2017). Tem formação em Pedagogia Waldorf. Atualmente atua no Projeto Vivência Kyringue (trabalho com as famílias tendo como foco a criança) que integra as ações educativas do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Boddhisatva (CEBB).

11/10/18 - 19:00

VOLTAR AO TOPO