Exposição "Cartas aos Narradores Urbanos" na UFSC

A exposição "Carta aos Narradores Urbanos", construída através da parceria entre o Projeto Unifoto e o Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS, será reapresentada durante o 18º Congresso Mundial da IUAES (International Union of Anthropological and Ethnological Sciences), realizado na UFSC. 

A expografia apresenta a pesquisa antropológica desenvolvida em 2017 pela equipe de alunos e professores do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL-PPGAS-UFRGS). O contexto é a cidade de Porto Alegre; a motivação intelectual, o diálogo com autores que, de alguma forma, exaltam as experiências de deslocamento na cidade para colecionar imagens que nascem da observação, da escuta, de sua captação pela ação etnográfica de pesquisadores, e seus registros tecnológicos (fotografia, vídeo, som). A leitura das obras resenhadas orienta a equipe na construção de categorias interpretativas, um campo semântico que nos estimula na ordenação das figuras em constelações de imagens.

A equipe homenageia nove narradores urbanos, a quem redige cartas que recitam a experiência da pesquisa. Esta consistiu em quatro saídas a campo, em quatro territorialidades na cidade de Porto Alegre, que, em comum, se beneficiaram com a presença de intervenções artísticas, as artes-cidade. Para percorrer ruas e passagens, e para nos deslocar nas paisagens que fazem palpitar a vida urbana, convidamos artistas de rua, ou coordenadores de projetos artísticos, para partilharem com nossa equipe suas reflexões. Acompanhados por esses interlocutores, descobrimos novas formas de perceber a cidade: a Porto Alegre das intervenções artísticas. 

 

Durante a abertura será lançado oficialmente o Catálogo da Exposição.

 

Exposição "Cartas aos Narradores Urbanos"
Data: de 16 a 20 de julho de 2018
Horário de visitação: das 08hs às 18hs
Local: Átrio do CFH da UFSC | Campus Trindade, Florianópolis - SC

Data: de 16 a 20 de julho de 2018
Horário de visitação: das 08hs às 18hs
Local: Átrio do CFH da UFSC | Campus Trindade, Florianópolis - SC

VOLTAR AO TOPO