Catálogo "Carta aos Narradores Urbanos"

Ao longo de 2017, através da parceria entre o Projeto Unifoto e o Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS, foi construída a exposição coletiva Carta aos Narradores Urbanos. Focado na antropologia urbana, a realização de oficina permitiu o desenvolvimento de uma mostra em que o contexto é a cidade de Porto Alegre; a motivação intelectual, o diálogo com autores que, de alguma forma, exaltam as experiências de deslocamento na cidade para colecionar imagens que nascem da observação, da escuta, de sua captação pela ação etnográfica de pesquisadores, e seus registros tecnológicos (fotografia, vídeo, som). A leitura das obras resenhadas orienta a equipe na construção de categorias interpretativas, um campo semântico que nos estimula na ordenação das figuras em constelações de imagens.

A equipe homenageia nove narradores urbanos, a quem redige cartas que recitam a experiência da pesquisa. Esta consistiu em quatro saídas a campo, em quatro territorialidades na cidade de Porto Alegre, que, em comum, se beneficiaram com a presença de intervenções artísticas, as artes-cidade. Para percorrer ruas e passagens, e para nos deslocar nas paisagens que fazem palpitar a vida urbana, convidamos artistas de rua, ou coordenadores de projetos artísticos, para partilharem com nossa equipe suas reflexões. Acompanhados por esses interlocutores, descobrimos novas formas de perceber a cidade: a Porto Alegre das intervenções artísticas. 

Como desdobramento desta proposta, em 2018, foi construído o catálogo temático, resultado de novas discussões e trabalhos coletivos das equipes Navisual e Unifoto.

Arquivos

VOLTAR AO TOPO