Coletivo de Música Popular do IA

Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes da UFRGS foi fundado em 2008 como uma forma de escoar a produção de repertório de caráter popular de alunos e professores dos cursos de música da UFRGS que, até esse momento, não possuía um bacharelado específico na área. O Coletivo foi através dos concertos realizados na universidade e fora dela, o arauto de um movimento que desembocou na criação do Bacharelado em Música Popular da UFRGS, em 2012, que hoje conta com quase cem alunos de diversos instrumentos.

O grupo atual conta majoritariamente com estudantes e professores do Bacharelado em Música Popular e mantém essa formação desde 2012 realizando concertos em diversos eventos da universidade como aberturas de salões de pesquisa, recepções a alunos internacionais e eventos acadêmicos os mais diversos.

Como foco principal, encontra-se o repertório da música popular do Brasil, em especial, o de tradição afro-brasileira, sempre com arranjos originais criados coletivamente pelos participantes. A coordenação do Coletivo está a cargo das professoras Luciana Prass e Caroline Abreu.

O Coletivo de Música Popular do IA foi um dos 35 grupos selecionados para realizar concertos durante a 31ª Conferência Mundial de Educação Musical da International Society of Music Education (ISME) que ocorreu em julho de 2014 em Porto Alegre.

O Coletivo é composto por Tamiris Duarte (contrabaixo), Saimon Vargas Saldanha (piano), Vagner Frey Mayer (violão e guitarra), José Milton Vieira (trombone), Carlos Josué (bateria e percussão), Karen Volkmann (voz), Martin Weiler (percussão), Renato Dall Ago (trompete), Gabriel Rigotti Soares (trompete e voz), Ramon Júnior Kercher (saxofone), Profa. Caroline Abreu (voz), Prof. Raimundo Cruz (percussão), Profa. Luciana Prass (violão, cavaquinho e direção musical).

No repertório estão artistas como Chico Buarque, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, João Bosco & Aldir Blanc, Sivuca e Glorinha Gadelha, Mestre Verdelinho, Karen Volkmann, Clementina de Jesus e canções populares de tradição oral.

Data: 05 de agosto
Horário: 12h30min
Local: Campus do Vale – UFRGS

Fotos

VOLTAR AO TOPO