Mini Festival de Encerramento - Unimúsica 2018

Divulgação

A 37ª edição do Unimúsica está chegando ao seu final. Para saudarmos a edição témpano américa, preparamos um Mini Festival de Encerramento, com dois shows imperdíveis, além do encontro com os artistas:

* 11/12 - Encontro com os curadores Benjamin TaubkinDemétrio XavierLeonardo Croatto e Lígia Petrucci e com os artistas Thiago Colombo e Pascuala Ilabaca A. (Sala Araucária - Centro Cultural)
* 12/12 - Concerto de Thiago Colombo (Salão de Atos)
* 13/12 - Concerto de Pascuala Ilabaca A. y Fauna (Salão de Atos)

Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 10/12 das 9h às 18h no Centro Cultural (Campus Centro) e no ILEA (Campus do Vale) somente no dia 10/12 das 9h às 17h.

 

Thiago Colombo

Desde La Guitarra – Unimúsica 2018

 Em Desde La Guitarra, o músico gaúcho Thiago Colombo faz uma ode às visões de mundo mediadas por seu instrumento, o violão. Atendendo ao convite da série Témpano América do projeto Unimúsica, ele cria um espetáculo exclusivo, em que reverencia os mestres que escreveram as histórias do nosso continente Latino-Americano, em toda sua complexidade cultural e política, através de uma tecnologia aparentemente simples, em madeira e cordas. A proposta representa, também, um reconhecimento por parte do artista, do privilégio que é filtrar as trivialidades do cotidiano, com o peito roçando o jacarandá, e com os braços e dedos tateando o ébano e o pinho. O repertório é majoritariamente composto por músicas de sua autoria, homenageando diretamente os mestres Baden Powell, Roland Dyens e Fernando Mattos. Indiretamente, também abraçando cada cidadão comum que tem o violão como arma, divã ou parque de diversões. O espetáculo é organizado como uma sequência de pequenos diálogos com convidados e suas diferentes lentes de observação das mesmas realidades: Paola Kirst (voz), Camilo da Rosa Simões (violino), Martín Sued (bandoneon) e Paula Finn (dança). 

 

Pascuala Ilabaca y Fauna

Pascuala Ilabaca é uma das principais expoentes da nova cena de jovens cancionistas chilenos. Sua música tem raízes na sonoridade tradicional de seu país, mas incorpora elementos do jazz, do pop e do rock, além de influências adquiridas ao longo de sua vida em lugares como a Índia ou o México. Com formação em música pelo Instituto de Música da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Ilabaca revela no palco, onde se apresenta quase sempre acompanhada de seu acordeom, uma forte presença cênica.  A cantautora já realizou turnês por países como Argentina, Peru, Colômbia, México, Espanha, Portugal, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Índia, levando, para além das fronteiras do Chile, as canções em que homenageia importantes escritores e autores chilenos – entre os quais se destaca, por exemplo, Gabriela Mistral, de quem musicou o clássico poema “Canción quéchua”. Pascuala foi considerada Melhor Artista 2016 pela revista britânica Songlines ao lado de Mariza, Seckou Keita e Lura.  No mesmo ano, Pascuala recebeu o Pulsar – uma das mais importantes premiações chilenas – como Melhor Cantautora por seu disco Rey loj. No Unimúsica, Pascuala Ilabaca y Fauna apresentarão o repertório de seu último álbum, El mito de la pérgola (2018). Esse trabalho busca inspiração nos sons e nas figuras que nasceram em espaços públicos populares como pérgolas, praças, feiras e mercados: a milonga, o jarocho e o mariachi mexicanos, a rumba, o organillo e o chinchin chilenos. Também estarão presentes no concerto canções de Violeta Parra e os poemas musicados de Gabriela Mistral.

Data: 11, 12 e 13 de dezembro

Horário: 20h às 22h

Local:

- Encontro com curadores e artistas: Centro Cultural (Sala Araucária) - 11/12 às 20h

- Concertos de Thiago Colombo (12/12) e Pascuala Ilabaca y Fauna (13/12): Salão de Atos - 20h

Distribuição de ingressos:

- 10/12: ILEA (Campus do Vale) das 9h às 17h

- 10 a 13/12: Centro Cultural (Campus Centro) das 9h às 18h

VOLTAR AO TOPO