Unimúsica | Homenagem a Barbosa Lessa

Concerto em homenagem a Barbosa Lessa por Yamandu Costa e Camerata Pampeana do Maestro Tasso Bangel. Direção de Renato Mendonça.

O público presente ao encerramento do Unimúsica 2014, no Salão de Atos da UFRGS, estará próximo de Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929 – 2002) em pelo menos dois sentidos.

O primeiro deles é espacial. No período entre 1945 e 1952, Barbosa Lessa frequentou o curso clássico no Colégio Júlio de Castilhos (onde hoje se ergue a Faculdade de Ciências Econômicas, na Av. João Pessoa) e depois se transferiu para o prédio ao lado, graduando-se bacharel na Faculdade de Direito da UFRGS.

O segundo é conceitual. Graças aos talentos de Yamandú Costa e de Tasso Bangel (fundador do Conjunto Farroupilha, hoje à frente da Camerata Pampeana), vamos confirmar que a receita prescrita por Barbosa Lessa há mais de 50 anos continua atual: podemos partir da tradição para alcançar o universal, não nos deixando limitar pelos sectarismos estéticos e entendendo a música como uma ferramenta de ampliação de fronteiras.

O repertório prevê obras de Barbosa Lessa que moldaram nossa música de inspiração regional, como “Negrinho do Pastoreio”, “Arueira”, “Chote Carreirinha” e “Balseiros do Rio Uruguai”, mas também avança para composições de Yamandú e de Tasso inspiradas no pioneirismo e na originalidade de Barbosa Lessa. Yamandú e a Camerata irão estrear no Unimúsica uma obra especialmente composta por Tasso para o violonista.

Um Unimúsica para provar que a querência de Barbosa Lessa não está perdida.

 

Renato Mendonça

 

Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso a partir de 15 de dezembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Data: 17 de dezembro – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

 

 

 

 

Fotos

VOLTAR AO TOPO