Unimúsica | Homenagem a Octavio Dutra

Muitíssimo menos conhecido hoje do que em seu tempo, o compositor Octávio Dutra vem sendo aos poucos redescoberto. E isto se deve em grande medida ao trabalho de pesquisadores como Márcio de Souza, Arthur de Faria e Hardy Verdana, que se dedicaram à tarefa de recuperar a história e a obra de um dos personagens mais importantes da música de Porto Alegre no início do século 20.

Violonista e bandolinista virtuoso, Octávio Dutra fez parte das turmas iniciais do Conservatório de Porto Alegre, hoje Instituto de Artes da UFRGS, onde além de aprender a ler e escrever música estudou harmonia e contraponto. As partituras preservadas (em torno de 500!), cheias de “modulações raras” e “acordes desconcertantes”, nas palavras de Arthur de Faria, abarcam uma infinidade de gêneros, como polcas, valsas, sambas, maxixes e choros.

Uma parte deste acervo – como a famosa valsa “Celina”, que vendeu impressionantes 40 mil cópias na época – será apresentado no palco do Unimúsica pelo Regional Espia Só e pelo bandolinista Hamilton de Holanda. Criado a partir das gravações do documentário dedicado a Octávio Dutra dirigido por Saturnino Rocha, o Espia Só tem em sua formação Luis Arnaldo Cabreira (cavaquinho), Max Garcia (violão 7 cordas), Augusto Maurer (clarinete), Giovani Berti (pandeiro) e Rafael Ferrari (bandolim 10 cordas, arranjos e direção musical). Um dos mais prestigiados instrumentistas brasileiros, Hamilton de Holanda demonstra nos mais diversificados projetos o virtuosismo de sua performance no bandolim de 10 cordas. Estes artistas se reúnem pela primeira vez para celebrar a surpreendente música de Octávio Dutra.

 

                 Lígia Petrucci 

Coordenadora e curadora do Projeto Unimúsica

Data: 02 de outubro – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso a partir de 29 de setembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo nosso site. 

Fotos

VOLTAR AO TOPO