Unimúsica | Homenagem a Nei Lisboa

No seu texto sobre Nei Lisboa publicado no livro do Unimúsica 2014 – não deixe de ler! –, Luís Augusto Fischer deu forma elegante a uma ideia que certamente paira em nossas cabeças muito frequentemente, mas que adquire relevo e peso ao ser formulada no papel: Nei Lisboa é “parte central da trilha sonora da vida diária da cidade”. E é fato. Poucos artistas embalaram tantas gerações consecutivas como o autor de “Telhados de Paris” e “Em pleno carnaval”. Essas duas canções sobre Porto Alegre fazem parte do repertório que a cantora Ná Ozzetti e o compositor Vagner Cunha, que assina a direção musical e os arranjos, selecionaram para o concerto dedicado a Nei na série compositores – a cidade e a música. Ao lado de Ná, estarão também no palco um quarteto de cordas formado por Milene Aliverti, Tiago Neske, João Campos Neto, além do próprio Vagner; o flautista Tita Sartor, o pianista Luiz Mauro Filho e o percussionista Diego Silveira.

A familiaridade entre Nei, Ná e Vagner não vem de hoje – os artistas já trabalharam juntos em projetos anteriores. O que só faz aumentar as expectativas, pois é certo que partirão do firme terreno da afinidade e da confiança para criar um som inesperado, como o de uma nova cidade, meio Porto Alegre, meio São Paulo.

Só para constar: “Telhados de Paris” foi escrita em 1988 a partir de uma janela do bairro Menino Deus (para onde Nei tem secretas vontades de voltar) e “Em pleno carnaval” foi composta na lombinha da Av. América, “um cantinho particular” do artista, onde ele viveu uns anos doces de 2001 a 2006.

 

 

                 Lígia Petrucci 

Coordenadora e curadora do Projeto Unimúsica

Data: 23 de outubro – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110) 

Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso (máximo 02 por pessoa) a partir de 20 de outubro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Fotos

VOLTAR AO TOPO