Encontro com Mateus Mapa e Luis Vagner

O músico e pesquisador Mateus Mapa e o compositor Luis Vagner participam da próxima audição comentada do Núcleo da Canção da UFRGS, em sessão que tem como tema o Suingue Afro-Gaúcho. O encontro, que tem mediação de Luciano Zanatta, acontece no dia 18 de agosto, às 19h, na Sala Fahrion (2º andar da Reitoria da UFRGS).

A noite será pautada pela audição de algumas músicas dos doze álbuns-solo lançados por Luis Vagner e comentários sobre o livro Suingue, Samba-rock e Balanço: músicos, desafios e cenários (Editora Medianiz), de Mateus Mapa.

No livro lançado em 2013, o leitor encontrará um precioso estudo da fusão samba, rock, iê-iê-iê e outras experiências regionais do Brasil e do mundo. Suingue (Rio Grande do Sul), samba-rock (São Paulo) e balanço (Rio de Janeiro) são termos usados como sinônimos mas também como recurso de linguagem para revelar as sutis diferenças dessa experiência musical. Durante seu mestrado em Música na UFRGS, com orientação do professor Reginaldo Gil Braga, Mateus Mapa entrevistou os criadores suingueiros, garimpou LPs, compactos e CDs fora de catálogo, reconstituiu antigos e novos espaços, presenciou e atuou como instrumentista em espetáculos, além de analisar as publicações acadêmicas sobre o tema. Revelando os desafios e as trajetórias músicos como Luis Vagner, Bedeu, Alexandre Rodrigues, Leleco Telles, Nego Luis, Mestre Cy, Leco do Pandeiro, Marco Farias e Paulo Romeu, o livro Suingue, Samba-Rock e Balanço contribui para a reconstituição da imensa rede de compositores, instrumentistas, intérpretes, arranjadores e produtores da cena musical brasileira das últimas décadas, em especial de compositores ligados à comunidade negra, principalmente no Rio Grande do Sul. 

Data: 18 de agosto - segunda-feira
Hora: 19h
Local: Sala Fahrion (2° andar da Reitoria da UFRGS)

Fotos

VOLTAR AO TOPO