EXTENSÃO

Concepção da Extensão

Extensão e o Curso de Direto da UFRGS

 

Aprende-se compreendendo, gradativamente, o mundo complexo a nossa volta.

É isso que a extensão universitária propicia aos(às) estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS.

Tendo-se a indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino como uma perspectiva sempre presente, os(as) discentes e docentes vivenciam a prática de atendimentos às pessoas, atuação judicial e extrajudicial, construção de soluções coletivas e, principalmente, contato com realidades presentes na sociedade até então desconhecidas, caracterizadas pela diversidade econômica, de gênero ou de raça.

Sendo assim, estendem-se à comunidade os conhecimentos jurídicos acumulados ao longo dos anos e transmitidos geração após geração, na parte interna aos muros da Faculdade, mas também se aprende com o saber popular, com a vida cotidiana de quem não tem acesso aos direitos, quem tem sede de água e fome de comida, mas também de diversão, cultura e arte.

O conhecimento adquirido lá fora vem para a sala de aula, como amplificador de questionamentos, e para a prática de iniciação científica como dado empírico da realidade a ser teorizada.

A vitalidade da Faculdade de Direto está na prática extensionista, acolhedora dos(as) estudantes que se multiplicam a cada semestre pelo seu prédio imponente. Cursar Direito na UFRGS, nos dias de hoje, permite a vivência diferencial de atividades para além da sala de aula e, por isso, proporciona uma formação acadêmica mais complexa e de maior qualidade. Os(as) profissionais que são necessários lá fora, a serem formados(as) na Universidade Pública, são aqueles(as) que irão incidir com qualidade na realidade, pois sabem o quanto suas decisões produzirão efeitos na vida de pessoas.  

Acesso ao Gerenciador

Faculdade de Direito da UFRGS

Av. João Pessoa, 80 - 90040.000 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Telefone (51) 3308.3118 / Fax (51) 3308.3128