GRADUAÇÃO

SPPP

O Serviço de Pesquisa e Preparação Profissional (SPPP), órgão auxiliar previsto no Regimento Interno da Unidade, é o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade de Direito da UFRGS.

A Resolução n. 03/2021 do Conselho da Unidade regulamenta o funcionamento do SPPP. Compõem sua estrutura organizacional o Conselho Diretivo, a Direção, as Equipes de Orientação e a Secretaria. 

O SPPP tem a responsabilidade de coordenar a realização das atividades de ensino essencialmente prático-profissionalizantes desenvolvidas na forma de estágios curriculares obrigatórios. 

O currículo vigente do Curso de Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (diurno e noturno) prevê a realização de três atividades de ensino consideradas do tipo estágio obrigatório:

 

Estágio I – Processo Civil

Caráter: Obrigatória

Carga Horária: 80h

Etapa Aconselhada: 6

Pré-requisito: Direito Processual Civil II – A

Liberadora: DIR99001 - Estágio I

 

Estágio II – Processo Penal

Caráter: Obrigatória

Carga Horária: 80h

Etapa Aconselhada: 9

Pré-requisito: Direito Processual Penal II – A

Liberadora: DIR99002 - Estágio II

 

Estágio III – Processo do Trabalho

Caráter: Obrigatória

Carga Horária: 80h

Etapa Aconselhada: 10

Pré-requisito: Direito Processual do Trabalho I – A

Liberadora: DIR99003 - Estágio III

 

Os estágios obrigatório curriculares visam oportunizar ao corpo discente o contato com seu futuro meio profissional e com as lides forenses, mormente nas áreas do direito privado, direito penal e direito trabalhista.

 

Atualmente, a formação prático-profissional na Faculdade de Direito também ocorre por meio de atividades complementares de graduação, como os projetos de extensão universitária e os estágios não obrigatórios.

 

ATENÇÃO!

INSTRUÇÕES PARA A MATRÍCULA NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS NO PERÍODO LETIVO 2021/1 - ERE:

Não há matrícula pelo Portal do Aluno em Estágio I – Processo Civil, Estágio II – Processo Penal e Estágio III – Processo do Trabalho, uma vez que essas atividades de ensino são realizadas individualmente por cada discente do curso de graduação.

 

Para matricular-se em um estágio obrigatório, você deve formalizar uma solicitação ao SPPP quando estiver na etapa aconselhada para a realização da atividade de ensino. Ao receber sua solicitação, a equipe técnico-administrativa do SPPP efetivará a sua matrícula diretamente no Sistema de Graduação (SISGRAD), desde que você cumpra o pré-requisito estabelecido no currículo.

 

Para formalizar a sua solicitação de matrícula em estágio obrigatório no semestre letivo 2021/2 - ERE, preencha o formulário online no período de 14/12/2021 a 07/01/2022. Você receberá uma mensagem automática com a cópia das respostas, indicando a confirmação do recebimento da sua solicitação de matrícula.

Formulário para matrícula nos Estágios Obrigatórios

 

No período letivo 2021/2, em que vigora na UFRGS o ensino remoto emergencial (ERE), as atividades dos estágios obrigatórios serão desenvolvidas de forma assíncrona por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle Acadêmico da UFRGS).

 

Acesse a página Moodle do estágio obrigatório em que você solicitou matrícula a partir de 17/01/2022 para saber mais sobre as atividades específicas que você deverá realizar no decorrer do semestre, os objetos de avaliação a serem entregues e os critérios para atribuição de conceitos

 

Serviço de Pesquisa e Preparação Profissional

Gestão 2021-2024

 

Diretor:

Lucas Pizzolatto Konzen

 

Diretor Substituto:

Eduardo Kochenborger Scarparo

 

Equipe Técnico-administrativa:

Franciele Lausch dos Santos

 

Contatos:

E-mail: sppp_dir@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308-3322 (sem atendimento telefônico no momento)

 

Horário de atendimento:

Sem atendimento presencial no momento.

 

Localização

Sala do SPPP (1º Pavimento)

Prédio Histórico da Faculdade de Direito

Acesso ao Gerenciador

Faculdade de Direito da UFRGS

Av. João Pessoa, 80 - 90040.000 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Telefone (51) 3308.3118 / Fax (51) 3308.3128 e-mail: midias.direito.ufrgs@gmail.com