A INSTITUIÇÃO

História

Em 04/05/1900, o jornal A Federação informava que, "com a máxima imponência e solenidade, realizou o ato da inaguração oficial da Faculdade Livre de Direito, recentemente fundada nesta Capital".
 
Era uma grande novidade: já não seria necessário deixar o estado, rumo a São Paulo, Recife ou Coimbra, para graduar-se em Ciências Jurídicas, podendo os novos candidatos fazê -lo em Porto Alegre.
 
Em 11/12/1904, colam grau os primeiros bacharéis; e o Correio do Povo do dia seguinte proclamava a boa nova: "Realizou-se, ontem, conforme noticiáramos, a sessão solene da congregação da Faculdade Livre de Direito para a colação de grau dos primeiros bacharéis que, naquele instituto superior, terminaram o curso".
 
De lá para cá, não diria que tudo, mas muito obviamente mudou. A centenária Faculdade, plenamente integrada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), persistiu incólume ao pcríodo republicano, assistindo e participando da história do País, vindo a tornar-se um dos polos mais qualificados de ensino jurídico brasileiro, cujas vagas são disputadas, ano após ano.
 
Em 1904, foram 11 os novos bacharéis; apenas 11! Até bem pouco tempo, éramos 140. Mas, passados 114 anos, somos 350 por ano, num dos mais ambiciosos planos de expansão, conduzipo com destemor e afinco pelo diretor que me precedeu, Prof. Sérgio José Porto, pelo Reitor Prof. Carlos Alexandre Netto e pelo Vice-Reitor Prof. Rui Vicente Oppermann.
 
 
Prof. Danilo Knijnik, Diretor da Faculdade de Direito da UFRGS.
Acesso ao Gerenciador

Faculdade de Direito da UFRGS

Av. João Pessoa, 80 - 90040.000 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS

Telefone (51) 3308.3118 / Fax (51) 3308.3128