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Ativação de VPN

Introdução

O acesso SSH/Remote Desktop aos servidores da Nuvem UFRGS é liberado apenas dentro da rede da UFRGS. Para conseguir fazer o acesso de forma externa é necessária a utilização do serviço de VPN. Este serviço também é útil quando se deseja ter acesso a outras portas do servidor que ainda não tenham sido liberadas no firewall de borda.

Este tutorial descreve os procedimentos necessários para ativação de conta na VPN UFRGS.

Procedimentos

O procedimento para ativação de conta de VPN sofrerá alteração de acordo com o vínculo que o usuário do serviço possui com a UFRGS.

  1. Pessoa com vínculo (alunos, professores e servidores)
    1. Ativação através do Portal de Serviços (Chasque > VPN > Ativação/Informação)
  2. Pessoa sem vínculo
    1. Responsável Administrativo pelo servidor na Nuvem UFRGS deve abrir uma "Solicitação de Atendimento" através do site do CPD com os seguinte itens:
      • indicação da necessidade de ativação da VPN;
      • nome da empresa (caso se aplique);
      • nome do usuário;
      • e-mail do usuário;
      • telefone do usuário;
      • endereço do usuário;
      • IPs dos servidores ao qual será concedido acesso;
      • data de expiração do acesso;
      • justificativa para ativação.