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FAQ

FAQ

 

O que é computação em nuvem?

É um conceito de computação onde os recursos são disponibilizados sob demanda para seus utilizadores.  Existem três principais modelos de serviço encontrados na computação em nuvem:

  1. IaaS (Infrastructure as a Service) - neste modelo o usuário recebe acesso ao sistema operacional da máquina e é responsável por gerência-la e mantê-la atualizada. Ex.: Nuvem UFRGS, Amazon EC2 e Rackspace.
  2. PaaS (Plataform as a Service) - neste modelo o usuário recebe acesso a uma plataforma e pode criar programas que serão executados nela. Ex.: Hospedagem PHP UFRGS, Google App Engine, Windows Azure e Jelastic
  3. SaaS (Software as a Service) - neste modelo o usuário recebe acesso a uma aplicação onde precisará apenas inserir seus dados. Ex.: Hospedagem Plone UFRGS, ChasqueBox, ChasqueMail, DropBox, GMail e Google Drive.

A ilustração a seguir apresenta uma relação do nível de responsabilidade do usuário em função do modelo de serviço adotado. As caixas em azul referem-se às responsabilidades do usuário.

Fonte: CBC - Radio-Canada

Qual o modelo de serviço em nuvem oferecido pela Nuvem UFRGS?

A Nuvem UFRGS segue o modelo IaaS (Infrastructure as a Service). Em tal modelo é disponibilizada uma máquina virtual com sistema operacional instalado. Cabe exclusivamente ao solicitante (ou responsável por ele delegado) fazer a completa gerência da máquina.

O acesso à máquina virtual é exclusivo ao solicitante (ou responsável por ele delegado). O CPD UFRGS não presta suporte para instalação e/ou configuração de softwares na máquina virtual.

 

Quais são as utilizações frequentes de máquinas na Nuvem UFRGS?

A Nuvem UFRGS tem por finalidade apoiar as atividades de pesquisa desenvolvidas na universidade. Neste sentido a gama de possíveis utilizações para as máquinas é bastante grande. As duas utilizações mais frequentes são:

  • Ambiente para desenvolvimento e teste de software
  • Instalação de sistemas dedicados para pesquisa

Em linhas gerais o principal critério para avaliação de uma proposta de utilização de máquina na Nuvem UFRGS é que esta máquina não se preste a prover serviço já prestado pela universidade. Maiores informação podem ser obtidas no Termo de Uso.

 

Posso utilizar uma máquina na Nuvem UFRGS como servidor de arquivos/compartilhamento?

Não é permitido pelo fato de já existir serviço institucional correspondente. O termo de uso da Nuvem UFRGS traz o seguinte texto:

3. DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE
...
Não utilizar a Nuvem UFRGS para:
...
(III) Disponibilização de serviço e/ou conteúdo:
(A) já disponibilizado pelo CPD da UFRGS;
...
(consulte o termo na íntegra)

O serviço institucional correspondente disponível no momento é o ChasqueBox (similar ao DropBox).

Está em fase final de testes um servidor de arquivos departamental, o qual deverá ser liberado em breve.

 

Qual o modelo da CPU das máquinas virtuais?

O modelo de CPU é AMD Opteron 6136 (2400 MHz).

 

A Nuvem UFRGS é adequada para processamento de alto desempenho?

A Nuvem UFRGS não foi projetada para proporcionar um ambiente para computação de alto de desempenho.

A UFRGS possui o CESUP que tem por objetivo atender tal demanda.

 

Qual é a configuração padrão de máquina virtual?

A configuração inicial das máquinas virtuais é:

2 CPUs virtuais
4GB de RAM
40GB de disco

O solicitante e/ou responsável pode solicitar ampliação desses valores, porém a solicitação será analisada pela gerência do serviço de Nuvem, e atendida conforme a disponibilidade de recursos mediante a justificada necessidade.

 

Como solicito atendimento para esclarecer dúvidas sobre a Nuvem UFRGS ou alterar a configuração de hardware da máquina virtual após a entrega?

Todo contato deve ser feito através do e-mail nuvem@ufrgs.br.

 

Como solucionar o erro Error: access denied ("java.net.SocketPermission" "143.54.25.124:5900" "connect,resolve") ao acessar o console da máquina virtual?

Adicione a linha a seguir no arquivo java.policy de sua máquina:

permission java.net.SocketPermission "143.54.25.124:5900", "accept,connect";

 

Como fazer o envio de e-mails através de um servidor na Nuvem UFRGS?

As máquina Linux na Nuvem UFRGS vem pré-configuradas para utilizar o servidor de relay da UFRGS. Para fazer o envio de e-mails nestas máquinas basta entregar os e-mails para localhost, na porta 25 sem autenticação. Já nas máquinas Windows a configuração de e-mail dependerá do software utilizado. A seguir exemplo com o PHP (php.ini):

[mail function]
SMTP = relay.ufrgs.br
smtp_port = 25
sendmail_from = naoresponda@servidor.nuvem.ufrgs.br

 

Como aumentar o disco no Windows Server 2012?

O aumento do disco é dividido em duas etapas:

  • Aumento físico: deve ser solicitado através do Catálogo de Servidor de TI (https://www.ufrgs.br/catalogoti/). O aumento é executado pela administração da Nuvem UFRGS e demanda o desligamento da máquina.
  • Redimensionamento do volume: deve ser feito pelo responsável técnico da máquina. Uma forma de fazê-lo é:
    1. Através do "Start", buscar e abrir "Computer Management".
    2. Acessar "Storage" > "Disk Management"
    3. Clicar com o botão direito sobre o volume (ex.: "C:") que se deseja aumentar e clicar em "Extend Volume".
    4. Na janela "Extend Volume Wizard", clique em "Next", "Next" e então "Finish".