Você está aqui: Página Inicial Nuvem UFRGS Solicitar Abertura de Portas

Solicitar Abertura de Portas

Este tutorial trata sobre os procedimentos necessários para solicitação de abertura de portas para Internet no firewall de borda da UFRGS.

Introdução

Este tutorial trata sobre os procedimentos necessários para solicitação de abertura de portas para Internet no firewall de borda da UFRGS.

Descrição

A UFRGS possui o "Sistema de Registro de Estações (NAC)". Tal sistema tem por principal objetivo manter o controle dos blocos de endereços IP gerenciados pela UFRGS.

Para toda máquina criada na Nuvem UFRGS é atribuído um endereço IP. A responsabilidade por tal IP é delegada ao solicitante da máquina virtual. Por padrão nenhuma porta é aberta em um endereço IP. Ou seja, caso o responsável pelo IP necessite da abertura de alguma porta ele deverá fazer tal solicitação através do "Sistema de Registro de Estações". Só serão atendidas solicitações de abertura de portas para serviços que já estiverem em funcionamento.

O procedimento para solicitação de abertura de porta é o seguinte:

  1. O responsável pelo endereço IP (geralmente o solicitante da máquina) deverá autenticar-se no "Portal de Serviços".
  2. Uma vez autenticado no "Portal de Serviço", na área "Catálogo de Serviços" deverá percorrer os seguinte itens:
    1. GESTÃO
    2. ADMINISTRAÇÃO REDE UFRGS
    3. Sistema de Registro de Estações (NAC)
  3. Uma vez dentro do "Sistema de Registro de Estações" deverá clicar em "Meus Registros"
  4. Dentro de "Meus Registros" deverá clicar sobre o endereço IP da máquina para qual deseja solicitar a abertura de porta. Será aberta a página "Detalhes de IP".
  5. Na área inferior da página "Detalhes de IP", no bloco "Operações disponíveis para o IP", selecione a opção "Cadastrar Serviço de Rede" e clique em "Efetuar". Será aberta a página "Blocos".
  6. Na área "Serviço de Rede" preencha o formulário disponível.
  7. Clique em "Cadastrar"

 

A solicitação será encaminhada ao operador do firewall UFRGS.